Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, na tarde desta quinta-feira (05), times, dirigentes, treinadores e atletas que fizeram história e elevaram o nome do Futebol de Salão (Futsal) do estado, em níveis nacional e internacional. A homenagem, proposta pelo presidente Adriano Galdino (PSB), aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”.

Durante a sessão especial, o presidente Adriano Galdino também recebeu uma homenagem, em forma de troféu, do ex-atleta do Náutico, da cidade de Pocinhos, Ednaldo Ferreira (Naldinho). Em seguida, o presidente Adriano Galdino, juntamente com a deputada Pollyanna Dutra entregaram um troféu, em nome do Poder Legislativo, ao time de futsal de Brejo do Cruz, que é atual campeão da liga do Nordeste e tetra campeão paraibano.
WhatsApp Image 2019-12-05 at 5.40.20 PMVários atletas, entre eles os ex-goleiros Mazureick (campeão Mundial pela Seleção Brasileira), os irmãos Givaldo Leal de Menezes (titular da Seleção Paraibana por mais de 20 anos) e Givanildo Leal de Menezes (o Babá), Tavinho Santos, Zé Rui, Leucinho (ex-ala-esquerda da Seleção Brasileira) e Bosco, que integrou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira, compareceram ao evento. Ao todo, 32 atletas e ex-atletas foram agraciados.
O evento reuniu grandes nomes do esporte, além de dirigentes esportivos, entidades representativas do Futsal, e profissionais da imprensa especializada. Na oportunidade, o deputado Adriano Galdino justificou as homenagens “pelo excelente desempenho no esporte do nosso Estado”.
WhatsApp Image 2019-12-05 at 5.40.21 PMCitado, pelos dirigentes e atletas como novo protagonista no Poder Público em defesa desse Futsal na Paraíba,  Galdino disse que se sente feliz por homenagear as pessoas que fizeram história nesse esporte na Paraíba. “Estou tendo o privilégio de estar presidente dessa Casa e homenagear esses grandes desportistas, que no passado construíram a história do Futsal paraibano e do Brasil”, afirmou.
Galdino disse ainda que aceita assumir protagonismo na defesa do Futsal, não só pela importância do cargo que ocupa, mas, sobretudo, por ser um entusiasta da modalidade. “É um esporte maravilhoso de se ver e, também, de se praticar. É um esporte muito rápido e exige muita agilidade de todos os atletas. É um esporte que eu gosto, pratiquei muito lá em Pocinhos. Em fim, estou pronto para ajudar no que for possível para fazer parte da história desse esporte e, dentro das minhas condições e limitações, ser protagonista para ajudar esse esporte a, cada vez mais, fazer história na Paraíba”, completou.
O professor e ex-árbitro internacional de Futebol de Salão e Handebol, Adenilson Maia (conhecido como Professor União), fez questão de destacar o empenho do presidente da ALPB no resgate da importância do Futsal no cenário esportivo do estado, da região e do país.
“Primeiro que tudo, um agradecimento especial ao deputado Adriano Galdino, que é o primeiro presidente desta Casa a valorizar a história do Futsal paraibano, que sempre foi um estado muito forte nesse esporte, com inúmeros atletas de destaque nacional e internacionalmente, que nunca receberam qualquer homenagem do Poder Público”, ressaltou.Falando em nome de todos os homenageados, o ex-atleta, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Aristávora Santos (o Tavinho), disse que a homenagem “é oportuna e elogiável por parte do presidente Adriano Galdino, porque o futebol de salão da Paraíba tem uma história de referência no cenário regional e nacional”.
“A nossa federação é uma das mais antigas do Brasil. A Paraíba sempre teve jogadores na Seleção Brasileira, a exemplo de Mazureick, Ronaldão, Fininho, Rabicó, entre outros. Sempre tivemos grandes equipes, respeitadas em todo o Nordeste. Trata-se de uma homenagem justa a um esporte em que a Paraíba tem uma tradição muito grande”, concluiu.
O presidente da Federação Paraibana de Futebol de Salão declarou “que a homenagem pode ser o ponto de partida para o resgate desse esporte, que, apesar das dificuldades, especialmente de patrocínios públicos e privados, ainda é o mais praticado nas quadras dos colégios e praças, de Cabedelo a Cajazeiras”.
O prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho (o “Barão”), manifestou o orgulho da cidade que sedia o time tetracampeão do estado e atual campeão da Liga Nordeste.
“É de fundamental importância essa homenagem para nós brejocruzenses, porque estamos ocupando um lugar de destaque no esporte paraibano, especialmente no Futsal, com títulos  não somente no profissional, mas também no Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Esse sucesso no esporte contribui, também para formação moral dos nossos jovens, que ao ingressar nesse esporte deixam de estar vulneráveis às drogas e à criminalidade. Isso é muito importante para o nosso município”, destacou.
Também participaram a reunião os  Lindolfo Pires (Podemos), Pollyanna Dutra (PSB), Jutay Menezes (PRB), Cabo Gilberto (PSL), Camila Toscano (PSDB) e Edmilson Soares (Podemos).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend