Alhandra realiza Dia D da vacinação contra a gripe neste sábado

A campanha de vacinação contra a Gripe Influenza tem o seu “Dia D de Mobilização Nacional”, neste sábado (12). Na ocasião, as unidades de saúde da rede municipal de  Alhandra, na região metropolitana de João Pessoa, estarão abertas, das 8h às 17h, para efetuar a imunização das pessoas dos grupos de risco, que têm direito à vacinação gratuita. Quem for receber a dose deve levar o cartão de vacinação e do SUS.

A meta é atingir 90% de cobertura. A secretária de Saúde, Albarina Kelly, disse que o Dia D é realizado para intensificar as aplicações de doses. Ela disse ainda que vacinação ainda é o método mais segurança de se prevenir.

“Como muitas pessoas estarão de folga no sábado, acreditamos que haverá uma grande procura. O objetivo do ‘Dia D’ é justamente facilitar o acesso à vacinação daquelas pessoas que trabalham ou estudam durante a semana. Sem dúvida, a vacinação é a forma mais eficaz [de prevenção]. Ela é testada e usada no mundo todo. Alhandra está preparada para atender todos que procurarem as nossas unidades de saúde”, falou a secretária.

A meta do município é vacinar pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, mulheres pós-parto de até 45 dias, professores da rede pública e privada, profissionais da saúde, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Documentos

Interessados em se vacinar no Dia D devem levar um documento pessoal e o cartão de vacina. Gestantes devem levar o cartão da gestação, assim como mulheres pós-parto até 45 dias. Professores, profissionais da saúde e profissionais do sistema prisional devem levar um documento que comprove o vínculo empregatício.

os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

As crianças vacinadas pela primeira vez contra a influenza precisam retornar em 30 dias para uma dose de reforço. É necessário que os pais levem o cartão de vacinação. Quem não conseguir comparecer ao Dia D pode se vacinar até o dia 1° de junho, data prevista para o fim da campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui