Com 56.048 votos, Cida Ramos é a deputada estadual mais votada da Paraíba. As apurações das urnas foram finalizadas na noite desse domingo (07) apontando a vitória da candidata e de João Azevedo para governador.

O triunfo de Cida Ramos nada mais é que o resultado entre a ampla experiência da candidata na vida política, iniciada durante sua juventude, frente ao movimento estudantil, e sua carreira exemplar na vida pública, associada à sua surpreendente história de superação. Natural de Sapé e vinda de uma família simples, Cida Ramos teve paralisia infantil aos 3 anos de idade e precisou quebrar paradigmas para chegar onde está.
Mesmo diante das dificuldades, participou ativamente do movimento secundarista ainda adolescente, ingressou na Universidade Federal da Paraíba como estudante de Serviço Social, foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), durante as Diretas Já. Cursou mestrado e, na UFRJ, tornou-se doutora em Serviço Social. Ao retornar à Paraíba, passou no concurso público para Professora da UFPB, sendo Presidente do Sindicato dos Professores durante três gestões e Diretora do maior Centro da instituição, o Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA).

Em 2011, Cida Ramos, a convite de Ricardo Coutinho, assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, consolidando a Política de Assistência Social na Paraíba, que passou a abranger seus 223 municípios. Cida ainda sancionou a lei de Assistência no Estado (Lei N 11.038/17), estabelecendo um marco legal próprio para a garantia dos direitos da população mais vulnerável. Consolidou ações, programas e serviços importantes reconhecidos no Brasil e no exterior pela ONU, a exemplo do Cidade Madura. Durante sua gestão, foram investidos mais de 690 milhões de reais em benefícios socioassistenciais para população, mesmo diante de um cenário político crítico e de avanço antidemocrático.

Cida Ramos estruturou sua jornada como candidata consolidando uma pré-campanha arrojada e integrativa com alta adesão dos movimentos sociais. Durante a campanha, percorreu inúmeros municípios e comunidades da Paraíba fortalecendo o diálogo com os segmentos sociais, e com uma política representativa e participativa.

A candidata que se intitula como a deputada das Políticas Públicas, agora assume a missão de consolidar suas 24 bandeiras de lutas, todas voltadas ao público para o qual sempre trabalhou: crianças, juventude, mulheres, idosos, população LGBTQ, pessoas com deficiência, negros, indígenas, quilombolas e movimentos sociais.

Com a vitória, a candidata consolida mais uma vez o seu espaço na política e reafirma sua forte vocação para a vida pública.

Leave a Reply

Your email address will not be published.