Nota de Pesar

A Assembleia Legislativa da Paraíba, manifesta seu profundo pesar pela morte de Arnóbio Costa, fotógrafo da Casa de Epitácio Pessoa há 28 anos, ocorrida nesta sexta-feira (16), em João Pessoa.

O velório ocorreu na Central de Velórios Rosa de Saron, em Jaguaribe e o sepultamento na cidade natal, Guarabira.

“Seu” Arnóbio, como os colegas de trabalho costumavam chamar, iniciou trajetória profissional na extinta TV Tupi, do também paraibano Assis Chateaubriand. Desde 1992, trabalhava na Assembleia Legislativa, tendo passado  pelo jornal A União. Arnóbio deixa esposa e quatro filhas. Sua presença ficará eternizada em nossas recordações e através dos registros fotográficos, ofício ao qual sempre se dedicou com maestria.

Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar os amigos e familiares nesta hora de dor e sofrimento.

 

Gervásio Maia

Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba

 

Arnóbio foi internado por causa de um ferimento no pé e submeteu-se a uma cirurgia para amputá-lo. Durante o procedimento, ele teria sofrido três paradas cardíacas e não resistiu.

Na juventude, Arnóbio foi cinegrafista na TV Tupi, no Rio, de acordo com reportagemdo jornalista Josélio Carneiro, publicada no Jornal A União.

Natural de Guarabira, na Paraíba, o fotógrafo Arnóbio Sousa Costa aprendeu a fotografar no Rio de Janeiro, cidade onde trabalhou 17 anos na antiga TV Tupi fundada pelo paraibano Assis Chateaubriand. Chegou no Rio em 1963 aos 19 anos. Na Tupi integrou a equipe do Repórter Esso. Arnóbio começou não como fotógrafo, e sim na função de cinegrafista, no dia 14 de abril de 1964, início da ditadura militar. Arnóbio também já trabalhou alguns anos no jornal A União.

Depois da TV Tupi, Arnóbio passou a trabalhar na assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes também como cinegrafista, na época do Ministro Mario Andreazza. Arnóbio começou como zelador, promovido a laboratorista e chegou a cinegrafista.

Em João Pessoa, seu primeiro emprego como fotógrafo foi no ano de 1979 no jornal Correio da Paraíba. Ele também trabalhou um curto período no jornal O Momento.

Na Assembleia Legislativa a Paraíba Arnóbio Sousa Costa ingressou no ano de 1992.

Leave a Reply

Your email address will not be published.