Em uma noite inesquecível para Familia Mozzini. Foi lançado nesta quinta-feira (8) na Academia Paraibana de Letras, o livro da jornalista e estudiosa das redes sociais, Camila Mozzini-Alister, Impressões de um Corpo Conectado: como a publicidade está nos incitando à conexão digital pela Appris Editora.

 

Com os avanços da tecnologia e da internet mudaram não apenas a maneira como as pessoas se inserem no mundo e o enxergam, mas também como os produtos e serviços são consumidos e como a publicidade impacta o público.

A autora se coloca no lugar do público impactado e busca responder às perguntas: como as pessoas estão sendo instigadas a estarem conectadas todo o tempo e como estamos sendo incitados, por meio da publicidade, a constituir uma vida melhor vivida por meio da conexão digital?

“Eu me deixei impactar pelas propagandas em vídeo, embalagens de produtos e anúncios que me cercavam. Percebi que algumas características se repetiam. De maneira sutil as mensagens de que estar conectado nos remetem aos ideais de igualdade, felicidade e universalidade são propagados pela publicidade”, explicou Camila.

A autora abordou três frentes de análise para compreender essa questão: as redes digitais enquanto um local de produção de verdade, o compartilhamento em rede como uma estratégia de universalização da conexão digital e a universalidade das redes como um modo de subjetivação contemporâneo.

Entre as conclusões, a autora destaca que a noção de que todo mundo tem que estar conectado gera duas categorias: desconectados e conectados. Portanto a ideia de igualdade e universalidade dos discursos publicitários não reproduz o que sugere. “A tecnologia não é fruto de um progresso tecnológico, as pessoas, de fato, estão sendo instigadas a estar online”.

Impressões de um Corpo Conectado: como a publicidade está nos incitando à conexão digital

O livro será lançado em agosto em São Paulo e Rio de Janeiro. Está à venda tanto no site da Appris Editora quanto nos sites das melhores livrarias do país em formato impresso e e-book.  .

Mais sobre a autora

Camila Mozzini-Alister é doutora em Comunicação (UERJ) e doutora em Artes: Produção e Investigação (UPV, Espanha), mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e graduada em Comunicação – habilitação Jornalismo (UFRGS). Atuou nos campos do telejornalismo, marketing digital, performance artística, dança contemporânea, educação social, arte-educação e meditação. Ao longo de sua trajetória, buscou aliar esses diversos campos de saberes e práticas para minuciosamente investigar os efeitos e afetos das práticas de mediação em redes sociais no, e sobre, o corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend