Acontece em João Pessoa, a partir do dia 19 até o dia 25 deste mês, a Primeira Feira Internacional de Economia Criativa reunindo representantes de cidades de várias regiões do mundo pertencentes à Rede Mundial de Cidades Criativas. A feira, um compromisso firmado entre o prefeito Luciano Cartaxo e a Unesco, é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Sebrae-PB, e reunirá cinco eventos paralelos e simultâneos nas áreas do artesanato, cinema, design, música e gastronomia, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Por ser a única cidade brasileira na rede mundial da Unesco na categoria Artesanato e Arte Popular, João Pessoa se consolida no mapa mundial das Cidades Criativas, título obtido em outubro do ano passado, com a realização desta feira. O processo para a sua realização teve início em junho deste ano quando o prefeito Luciano Cartaxo viajou à Cracóvia, na Polônia, para tomar posse na rede e aproveitou a oportunidade para celebrar acordos de cooperação para a realização do evento.

“Tomar posse na Rede Mundial de Cidades Criativas foi o reconhecimento de um trabalho que realizamos desde 2013, apostando na economia criativa e no trabalho dos nossos artesãos e arte popular. Mas, desde que recebemos o título no ano passado, nós avançamos ainda mais, ganhando destaque entre todas as cidades que integram a rede, por buscar fazer deste título um impulsionador para novas ações e a consolidação de João Pessoa como uma cidade que valoriza a cultura popular, impactando diretamente no turismo e economia da cidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Economia criativa é um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, buscando estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. E é com este intuito, que a Feira irá discutir o tema, e apresentar novas alternativas do setor envolvendo as cidades participantes. Diversos países africanos, Portugal, França, México, Equador, Bahamas e Haiti, entre outros países e cidades brasileiras como Belém (PA), Paraty (RJ), Brasília (DF), Santos (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), demonstraram interesse em participar e apresentar suas culturas na feira.

“Contaremos com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) nesta ação colaborativa, unindo várias entidades com o propósito de desenvolver empresas criativas. Esta é uma das metas do Projeto Economia Criativa do Sebrae da Paraíba e servirá como um despertar para muitos pequenos negócios inseridos nesses segmentos e que precisam internalizar a criatividade como recurso ilimitado, que transforma empresas em negócios criativos, competitivos e sem concorrentes”, afirmou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim.

O Evento – A abertura oficial do evento acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco, às 19h do dia 19 de novembro, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, representantes do governo, do Ministério da Cultura e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Logo após, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro Laercio Diniz.

No local acontecerão oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros. As inscrições para as oficinas e mesas redondas serão feitas pela loja do site do Sebrae (http://loja2.sebraepb.com.br/loja/loja/), com voucher único no valor de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (estudante), que dará acesso a toda a programação do evento.

Agricultura Familiar – No mesmo evento, Feira Internacional de Economia Criativa, estará acontecendo o “I Simpósio de Agricultura Familiar” promovido pela Fundação de Apoio a IFPB, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O Simpósio é um espaço de socialização das ações dos projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão executado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio do Polo de Inovação João Pessoa, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e  Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC).

Participam do Simpósio os Estados brasileiros e países europeus com ampla atuação no nicho de desenvolvimento sustentável, economia social e solidária como: Espanha, França, Portugal, Alemanha, além dos países da Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF), a exemplo do Chile, Equador, Paraguai e Argentina. O evento reunirá ainda agricultores familiares, técnicos, academia e governos no debate sobre as inovações e demandas da Agricultura Familiar, disseminação de experiências exitosas identificadas, bem como promover a desburocratização da comercialização da agricultura familiar, com intuito de flexibilizar o acesso aos novos mercados e políticas públicas de comercialização.

Com o objetivo de proporcionar uma breve degustação dos produtos produzidos no Estado e promover conexão com a gastronomia regional e local. O evento oferecerá a Cozinha show que contemplará seus pratos com ingredientes da cozinha regional, que também poderão ser adquiridos no local e assim fomentar a comercialização de produtos gerados pela agricultura familiar brasileira.

Saberes e Sabores –  Dentro do Salão de Gastronomia haverá o lançamento do livro eletrônico, com resultado da oficina “Saberes e Sabores da Paraíba”, que acontecerá no The House Mall, na Epitácio Pessoa, 1090, no dias 5 a 9 de novembro, de 9h às 17h, sob a coordenação de Eduardo Barroso e Carlos Alvarado Dufour e com a participação dos convidados Tulio Paracampos (CE), Daniel Rendon Farfán (México), Fábio Moraes (Senai), Valéria Antunes (ceramista), Gina Dantas (ceramistas) e Onildo Rocha (chef).

Todos os detalhes sobre a feira podem ser acessados no endereço eletrônico: https://wp.joaopessoacriativa.com.br/.

Leave a Reply

Your email address will not be published.