Sergio Almeida, professor e consultor de marketing político da empresa TGT Resultados, em entrevista para o RádioBlog analisa influência do marketing digital nas eleições

Qual a influência do marketing digital nas eleições 2018?

A geração de conteúdo para as redes sociais foram essenciais para o sucesso de algumas campanhas. Foram nas redes sociais que a informação fluiu e os enfrentamentos ocorrera, onde o próprio conteúdo dos debates eleitorais ou do horário eleitoral gratuito serviram para isso.

Quais os principais canais utilizados pelos candidatos nas redes sociais?

Whatsapp e instagram. O whatsapp foi muito importante no compartilhamento da informação, vídeos, memes viralizantes e descontraídos. Já o instagram funcionou bem para divulgação de conteúdos originais e com credibilidade. A internet ajudou quem acertou na forma e conteúdo da mensagem.

Qual o principal erro cometido pelos candidatos nas redes sociais nas eleições deste ano?

Teve de tudo, mas de uma forma resumida afirmo que a grande maioria dos candidatos confundiu ter presença digital de conteúdo com realizar postagens nas redes sociais. São coisas totalmente distintas. Você pode postar algo diariamente e aquilo não ter relevância de conteúdo para o eleitor. De nada adianta uma estética bacana, se a forma e o conteúdo estiverem errados.

E para os que venceram, que sugestão você aponta?

Trabalhar para corresponder os votos recebidos, com atenção especial em ter presença digital dentro do mandato para gerar uma comunicação on-line eficiente e conectada com as pessoas. Caso contrário, correrão sérios riscos de não renovarem os respectivos mandatos. Como disse o sociólogo Bauman “vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. O eleitor está mais exigente, é preciso entender e reconhecer isto e saber se reinventar.

Qual a mensagem que as eleições deste ano deixam para você? 

Cada eleição tem a sua história, seu contexto. Mas cada vez mais estamos nos aproximando do fim da era dos currais eleitorais ou das grandes estruturas para ter condições de viabilizar uma campanha eleitoral vitoriosa. Reafirmo que é possível fazer uma campanha eleitoral criativa, envolvente, de baixo custo e com grande engajamento das pessoas através das redes sociais.

Você participou da consultoria de marketing estratégico da campanha do candidato Wallber Virgolino, eleito para uma das vagas na Assembleia Legislativa do Estado como o mais votado na capital paraibana. Que avaliação você faz da campanha dele?

Foi uma experiência fantástica, um verdadeiro case eleitoral. Uma campanha que teve uma mensagem clara, conteúdo de fácil assimilação e um engajamento formidável dos amigos e amigas de Wallber. Tivemos o cuidado em preservar a autenticidade dele, onde nada do que realizamos foi forçado ou artificial. Ele é daquele jeito que mostramos: honesto, simples, alegre, amigo, que assume de forma clara suas posições e não tem medo de defender aquilo que acredita. Não podemos esquecer também da maior variável para a vitória que foi o engajamento dos amigos e das pessoas.

Sobre a TGT Resultados

A TGT Resultados é uma empresa de consultoria com atuação no segmento público e privado, atuando com ênfase na área estratégica de planejamento político e eleitoral em ações relacionadas à gestão de conteúdo para redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.