O deputado Raniery Paulino (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um requerimento para que seja encaminhado ao Ministério da Educação apelando no sentido de destinar recursos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira, para adquirir dois veículos – um ônibus e um micro-ônibus para implementação da pesquisa e extensão.

O Campus de Guarabira foi criado a partir do Plano de Expansão da Educação Profissional, do Governo Federal, inaugurado no dia 10 de outubro de 2011, na forma de Núcleo Avançado, vindo a se tornar campos no dia 8 de outubro de 2013, com a publicação da portaria nº 993 do Ministério da Educação.  Atualmente são centenas de alunos que estão sendo capacitados.

Segundo o deputado Raniery, professores, alunos e a direção do Instituto de Educação em Guarabira, tem reclamado de dificuldades para realização de pesquisa e extensão, notadamente pela falta de transporte.

Como o IFPB é uma autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação e sendo uma referência no ensino profissional na Paraíba, e para o Deputado, é indispensável que sejam adotadas medidas para o atendimento dessa demanda.

De acordo com Raniery, o Campus de Guarabira apesar de ter pouco tempo de funcionamento, dá sinais de alavancar o crescimento dos municípios circunvizinhos ao oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade. Mas, é preciso cobrir a lacuna existente na extensão, estimulando os alunos uma pesquisa na participação em debates congressos, feiras tecnológicas e outros conclaves tão necessários a aprendizagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published.