Os deputados estaduais demonstraram preocupação com a saúde mental dos paraibanos durante a sessão ordinária, desta quinta-feira (28), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O deputado Dr. Érico, que é presidente da Comissão de Saúde da ALPB fez um alerta sobre alto índice de suicídios.

Dr. Érico apresentou requerimento solicitando à Assembleia Legislativa a realização de audiência pública para debater a saúde mental dos paraibanos e buscar soluções para prevenir atos de suicídio no estado. “É uma situação que precisa ser enfrentada. Precisamos debater este tema que, atualmente, é um problema de saúde pública. Através da realização de uma audiência pública iremos debater com associações, propor soluções como a criação de grupos de saúde mental para podermos dar apoio a essas pessoas”, afirmou o deputado.

O deputado Cabo Gilberto classificou o tema abordado pelo Dr. Érico como sendo de fundamental importância e ressaltou que a saúde mental é hoje um dos problemas mais graves enfrentados pela sociedade moderna. Inclusive, Cabo Gilberto chamou atenção para a saúde mental dos policiais, categoria onde atuou antes do parlamento. “Diversas pessoas estão tirando a própria vida e esse número tem crescido inclusive na área onde fiz parte. Policiais militares e civis têm tirado suas vidas devido a problemas mentais. Parabenizo o Dr. Érico pelo tema de extrema importância e a Assembleia pela propositura do debate”, declarou.

A saúde mental dos estudantes também precisa ser trazido à Casa de Epitácio Pessoa, de acordo com o deputado Chió. O parlamentar observou que o Estado se preocupa com o intelecto dos alunos, mas não atua nas suas questões emocionais. “Veja o caso do massacre de Suzano, no interior paulista, onde foram assassinadas crianças e funcionárias de uma escola. São problemas emocionais que se transformaram em problemas mentais. A educação mental precisa começar nas escolas, temos que começar preparar emocionalmente as crianças”, pontuou Chió.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend