Efraim Morais participa do lançamento do ‘Selo Arte’ no Palácio do Planalto

Logo mais às 16 horas, o secretário da agricultura da Paraíba, Efraim Morais, participará da cerimônia de assinatura do Decreto de Regulamentação do ‘Selo Arte’ pelo presidente da república, Jair Bolsonaro. O selo valerá para todos os produtos de origem animal e é oriundo de projeto de lei (PL 8920/17) do deputado Efraim Filho (DEM/PB).

De acordo com o deputado Efraim Filho a medida vai possibilitar que a produção de origem animal da agricultura familiar, como queijos, mel e embutidos, possa ser vendida em todo o território nacional. “Em razão da peculiaridade desses produtos serem feitos por pequenos e médios produtores, o selo é de muita importância porque os produtos poderão comercializados sem receio algum pelos produtores e os consumidores sentirão mais confiança no que estão comprando”. Explicou Efraim.

Para o secretário da agricultura da Paraíba a identificação servirá como garantia na comercialização entre os estados que os alimentos são produzidos de forma artesanal. “A regulamentação do Selo atende a demanda dos produtores rurais e será uma ferramenta importante para agregar valor”. Destacou Efraim Morais.

O registro do fabricante e do produto, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização seguirão as normas da Lei 1.283/50 quanto aos aspectos higiênico-sanitários e de qualidade.

Será mantida a segurança com a realização de serviços de inspeção, ampliando o acesso a esses produtos. “É bom para o agricultor, é bom para o Brasil. Existe uma valorização na gastronomia. As pessoas da cidade estão buscando por produtos diferentes, valorizando produtos regionais. É importante a gente ter esse acesso”, Explicou Efraim Morais que elogiou a iniciativa de Efraim Filho que vem atuando em prol do setor agropecuário na Câmara dos Deputados.

As exigências para o registro do estabelecimento comercial e dos produtos deverão ser adequadas às dimensões e às finalidades do empreendimento e seus procedimentos deverão ser simplificados.

Atualmente, a comercialização é limitada ao município ou estado em que é feita e inspecionada. O projeto do deputado Efraim Filho se tornou lei em dezembro de 2018 quando foi sancionada pela presidência da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui