A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM), realizou, nesta terça-feira (9), o Fórum Outubro Rosa. O evento chega à sua 5ª edição e, este ano, teve como tema “Prevenção e Conscientização: aprendendo a gostar mais de mim”.

O Cabedelo Clube se vestiu de rosa para receber os participantes que foram discutir a importância e os meios de prevenção ao câncer de mama. As discussões foram orientadas pelas palestras da ginecologista Adriana Leite Lisboa; da nutricionista Márcia Nóbrega; e da psicóloga Bernadete Dantas, além da prática de ginástica laboral com a equipe do Centro Municipal de Fisioterapia (Cemfisio).

Durante o evento, também foram homenageadas mulheres que lutam e venceram a doença, com a exibição de vídeos, produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), contando a história de cada uma delas. Graça Rezende, Rosângela Xavier, Maria do Socorro Carvalho e Cleyde dos Santos emocionaram o público com seus depoimentos de garra, fé e superação.

“Esse encontro é muito especial, pois tem a função de alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. Guardamos essa data e organizamos esse Fórum para falarmos mais de perto com elas, orientá-las para os métodos e exames de prevenção e, sobretudo, para o setor de saúde de Cabedelo à disposição para os cuidados necessários, tanto preventivamente como depois da doença. Esse é um compromisso de gestão que, mesmo diante das dificuldades encontradas num primeiro instante, vem buscando a superação”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

O secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sescab para intensificar a oferta de exames de mamografia para as cabedelenses tendo, inclusive, conseguido zerar a lista de espera por esse tipo de exame. Por mês, estão sendo realizadas, em média, 80 mamografias na Policlínica Municipal.

“Sabemos que o câncer de mama é uma doença que também pode afetar homens, mas, como a incidência entre as mulheres é maior, é preciso uma atenção especial que não se restringe a um mês apenas. Por isso, desde que assumiu, a gestão atual determinou um esforço concentrado para por fim à lista de espera. Hoje podemos estar aqui comemorando esse avanço na saúde de Cabedelo”, disse.

A campanha do Outubro Rosa mobiliza setores como a saúde e a educação. Este ano, a educação levou para o Fórum o resultado do Concurso Cultural que contou com a participação de seis escolas na produção de cordéis explorando o tema central da campanha.

“A Campanha do Outubro Rosa reforça a importância da prevenção ao câncer de mama. Para participar deste esforço mundial, e com o objetivo de mobilizar as mulheres de Cabedelo para a prevenção, a PMC, a partir da integração de vários setores, realiza este Fórum, que tem como foco a discussão dos diversos aspectos que envolvem o autoexame, a mamografia, assim como os tratamentos e os cuidados com a autoestima das pacientes”, ressaltou a secretária adjunta da SEPM, Esterlane Ribeiro de Miranda.

Para uma das homenageadas durante o Fórum, Graça Rezende, fica a mensagem de sempre se cuidar, fazer o autoexame e enfrentar o que tiver que enfrentar sempre com fé e a cabeça erguida.

“Eu descobri a doença através de um abraço, quando senti um desconforto no seio. Hoje, sem o apoio da minha família, eu não estaria forte como estou. Eu me amo, quero ser curada, e aconselho a todas as mulheres a se cuidarem, procurarem um médico a qualquer sinal de algum nódulo. Não se desestimulem. Vamos cuidar da nossa saúde, vamos ter a consciência de nos cuidar e nos prevenir do câncer de mama”, disse.

Dia D – Dentro das ações da Campanha, a Sescab realiza, nesta quinta-feira (11), o Dia D do Outubro Rosa, com um mutirão de mamografias e ultrassons mamárias, além de consultas com mastologista. A mobilização acontece a partir das 8h, na Policlínica Municipal.

Secom Cabedelo

Leave a Reply

Your email address will not be published.