A deputada estadual acredita que a medida trará prejuízos irreparáveis para a população mais pobre da Região Metropolitana.

A deputada estadual eleita, Cida Ramos, entregou nas mãos do Procurador da República, José Godoy Bezerra, uma representação contra a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, na tarde desta terça-feira (13). O motivo é a retirada de um veículo que opera em João Pessoa, para compor uma linha de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) em Brasília, como amplamente noticiado pela imprensa local.
A iniciativa de Cida Ramos visa barrar a ação da CBTU, por entender que a medida trará irreparáveis prejuízos para a população beneficiária do frota. _”Essa eminente retirada do trem, que atende a população mais pobre de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita é extremamente preocupante, visto que uma frota que já é deficitária estará sendo diminuída e, consequentemente, causando sérios danos à oferta de serviços”,_ disse ela.

Atualmente, de acordo com dados colhidos no site da empresa, cerca de 10,1 mil passageiros são transportados por dia. A determinação do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Trens Urbanos trará sérios inconvenientes, principalmente para pessoas de baixa renda, principais usuários atendidos pela companhia. Para Cida Ramos, _”a CBTU não avalia o infortúnio que trará aos que mais precisam”._ Vale ressaltar que a circulação normal dos VLTs no âmbito da Região Metropolitana de João Pessoa utiliza apenas 03, dos 05 veículos disponíveis, sendo apenas 02 em operação simultânea e 01 em manutenção programada.

A deputada estadual ainda esboçou que confia na valorosa atuação do Ministério Público Federal. _”São necessárias medidas efetivas para assegurar um transporte público digno, eficiente e seguro, pois, como se sabe, constitui-se direito social dos cidadãos. Tenho plena convicção do empenho desse órgão”._

Cida Ramos ainda reiterou que estará nas ruas, fazendo uma forte mobilização social, a fim de evitar esse impacto tão negativo no dia-a-dia dos que mais necessitam.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend