Foi com o pontapé inicial dado pelo pai do jogador Missinho (in memoriam) que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, no último sábado (13), à Copa de Futebol Amador, que tem como homenageado o esportista cabedelense falecido em 2014. Edir Trigueiro participou da abertura do campeonato, que vai reunir 14 equipes, em 4 chaves, em jogos no Estádio Municipal Francisco Figueiredo de Lima.

As duas partidas que abriram a primeira rodada foram Vila Sport Clube (VSC) 2 x São Sebastião 0 e Santa Catarina 1 x Flamengo de Camalaú 3.

Os jogos da competição  serão realizados todos os sábados, no período da tarde. A grande final acontece no dia 12 de janeiro e contará com transmissão ao vivo pela rádio Tabajara FM.

O ex-jogador Edir Trigueiro, de 76 anos, pai de Missinho, falou com emoção da homenagem da PMC ao filho.

“A gente se sente muito feliz com isso que a Prefeitura está fazendo e por ter lembrado disso. Maurício (secretário de Esportes), que o homenageou em vida, junto com sua equipe, agora também está nos proporcionando esse belo momento. Missinho foi um grande cabedelense quando representou o nosso futebol aqui na Paraíba, em Minas Gerais e em outros locais, e se estivesse aqui estaria muito feliz junto com sua família e com os amigos”.

Um dos três filhos de Missinho acompanhou o avô e também foi prestigiar a abertura da Copa. Edir Trigueiro Neto (Netinho) tem 13 anos e também já trilha os passos futebolísticos da família. Emocionado, ele também comentou a homenagem.

“Eu fico muito feliz com essa homenagem muito bonita da Prefeitura de Cabedelo, assim como minha família. Agora vou seguir em frente pra tentar chegar onde ele chegou”, falou Netinho.

Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Maurício Santos, que jogou com Missinho, a homenagem é justa a um esportista e amigo, que levou o nome de Cabedelo ao cenário nacional do futebol.

“Eu lembro de Missinho todos os dias, não só porque teve uma história rica dentro do futebol com passagens brilhantes em grandes equipes do Brasil, mas também por ter sido um grande amigo que partiu tão cedo. Pessoas como ele não podem jamais sair da lembrança dos cabedelenses. Falar de Missinho, pra mim, é muito fácil, pois tive a honra de levá-lo ao Botafogo-PB, onde formamos uma grande dupla, que ficou conhecida como o “Míssil” e o “Tanque”. Fizemos muitos gols no Belo. Ele deixou um legado muito importante e estamos tentando dar continuidade”, disse.

Maurício ainda ressaltou a importância do campeonato: “O maior propósito de Prefeitura é movimentar o esporte em todos os setores. Por algum tempo sentimos falta do campeonato amador e das equipes e jogadores que sempre fizeram parte dessas competições. Os jovens terão fins de semana com entretenimento para que eles tenham mais uma opção de esporte no município”, finalizou.

Estádio – Em julho deste ano, a PMC conseguiu concretizar mais uma demanda histórica da população ao assumir a gestão do Estádio de Futebol Francisco Figueiredo de Lima, no Centro da cidade.

Para a reinauguração do Estádio, a Prefeitura pretende fazer um evento beneficente com presenças importantes do futebol brasileiro. Já as primeiras ações serão visando o fortalecimento das categorias de base, oferecendo integração aos mais jovens e a busca de parcerias com grandes clubes como o Botafogo.

“Há três meses temos a cessão de uso do Estádio e a limpeza de toda área já foi feita. O segundo passo a Sejel já está encaminhando, que é a elaboração de um projeto viável para a reconstrução do estádio. A Prefeitura está tentando empenhar, o mais breve possível, uma verba significativa junto ao Ministério dos Esportes, e também teremos o Governo Estadual do nosso lado. Esperamos que no primeiro semestre de 2019 possamos dar início a esta obra tão sonhada pelos cabedelenses. Sabemos que não será fácil. Temos um projeto ambicioso de uma miniarena que ainda não está orçado, mas que prevê uma estrutura moderna e adequada que satisfará o futebol de Cabedelo. A gestão atual fará tudo com muita responsabilidade e dedicação”, garantiu Maurício.

Homenageado – Edmílson do Nascimento Trigueiro, mais conhecido como Missinho (1975 -2014), atuava como atacante, e teve passagens pelo Botafogo (PB), Auto Esporte (PB), Sampaio Correia (MA), Avaí (SC), Ituano (SP), Caldense (MG) e Cruzeiro (MG). Foi, contudo, no CSA (AL) onde obteve o maior destaque, ao realizar grande campanha com o time na Copa Conmebol de 1999. O CSA ficou com o vice-campeonato e Missinho foi artilheiro com 4 gols marcados.

No dia 26 de agosto de 2014, aos 39 anos de idade, Missinho faleceu em Cabedelo, vítima de um câncer do estômago.

Equipes – Ao todo, 14 equipes disputarão o campeonato, que tem final prevista para o dia 12 de janeiro. Os times participantes são: Vila Esporte Clube, São Sebastião, Santa Catarina, Flamengo Camalaú, Grêmio Renascer, Santos, Camalaú, Real Bongi, Flamengo do Poço, Atlântico S. Clube, Cruzeiro Jacaré, Jardim Manguinhos, Juventus F. Clube e Monte Castelo.

Secom Cabedelo

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.