PL vai proibir pergunta sobre orientação sexual a doadores de sangue de JP

Um Projeto de Lei (PL) da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) vai tornar proibida a pergunta sobre a orientação sexual de doadores de sangue. A parlamentar divulgou a matéria na Câmara Municipal de João Pessoa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22).

De acordo com a parlamentar, o intuito da matéria é combater o preconceito nos pontos de coleta e conscientizar, reafirmando que, ao contrário da orientação sexual, o que enquadra alguém em algum grupo de risco, quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISS) e outras doenças, é o estilo de vida.

“Hoje somos todos grupo de risco, ou qualquer um que não se proteja, independente de sua afetividade. Quando você doa sangue, a qualidade dele é verificada, então não há necessidade de saber qual a orientação sexual do doador na coleta. Temos que combater qualquer tipo de preconceito.

Segundo a vereadora, no Rio Grande do Norte, o Tribunal de Justiça (TJ) entendeu como constrangimento a abordagem de verificação da orientação sexual do doador de sangue no ato da doação. “Espero que meus pares votem a favor dessa matéria, que deve ser apreciada pela Casa em plenário na próxima semana”, adiantou Raíssa Lacerda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui