São 13 mil crianças que passam mais tempo dos seus dias nos berçários e creches da Prefeitura Municipal de João Pessoa, do que em casa com seus pais. E a gestão municipal, ciente desta responsabilidade de cuidar e preparar o futuro da cidade realiza o maior investimento da história da Educação Infantil da Capital. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Luciano Cartaxo, entregou a creche de número 60 dentro do novo padrão de qualidade que vem sendo implantado desde 2013, transformando a creche em um espaço mais adequado para o desenvolvimento educacional desde os seis meses, aliado a equipes preparadas, onde o cuidado, o zelo e carinho com os pequenos em tempo integral traduzem o investimento da atual gestão.

 A marca de 60 creches em novo padrão de qualidade, entre unidades construídas ou requalificadas, foi atingida hoje na Creche Custódia Nóbrega, em Mangabeira VI. A unidade, a mais antiga do bairro, atende a 160 crianças dos seis meses aos 3 anos e 11 meses e passou por um processo completo de retelhamento e revisão em toda a parte elétrica e hidráulica. Ela passou a contar também com espaços coloridos, brinquedos, salas de aula preparadas para cada faixa etária e novos livros paradidáticos na sala de leitura. Mas o bairro de Mangabeira, que completa 35 anos neste mês, viu saltar, desde 2013, de 6 para 12 o número de creches e de 2 para 10 os berçários.

“Essa marca demonstra o nosso compromisso com a Educação Infantil. Estamos falando de 13 mil alunos que desde 2013 passaram a contar com um novo padrão no ensino na estrutura das unidades e que estão tendo a oportunidade de ter uma educação de mais qualidade, alimentação saudável em cinco refeições diárias e dando os primeiros passos no processo educacional, para que ao chegarem às nossas escolas já estejam praticamente alfabetizadas. Isso é pensar no futuro de João Pessoa e é esta responsabilidade que estamos compartilhando com milhares de pais e mães com o diferencial do cuidar com zelo, com amor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Todas as 85 creches da Capital funcionam em Tempo Integral, ou seja, os bebês e crianças chegam às unidades às 7h e saem apenas às 17h. Neste período, além de atividades educacionais direcionadas a cada idade, elas fazem cinco refeições de qualidade e com os valores nutricionais necessários para o desenvolvimento saudável, participam de atividades recreativas, brincam, dormem e tomam banho. “Estamos oferecendo às nossas crianças o mesmo que as melhores creches privadas porque o filho do pobre também merece ter do bom e do melhor e chegaremos as 85 neste novo padrão em suas estruturas”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Edilma Freire, lembrou que a Creche Custódia Nóbrega, foi a primeira unidade onde ela atuou como gestora, em 2005, e destacou a mudança que aconteceu na atual gestão. “Recebi as chaves deste espaço como um local desacreditado, sucateado. Vivíamos um momento em que Educação Infantil era o que sobrava. A sensação era de que o material nunca ia dar, que a comida podia ser de qualquer jeito. Porque a criança de Mangabeira não era importante para quem só via números. Não havia preocupação com o bem-estar das crianças. Diferente do que a gente vê hoje, com esta transformação nos berçários, creches e escolas, que se tornam referência para todo o Brasil”, afirmou.

A unidade recebeu, no ano passado, os seis selos da ‘Jornada da Educação Alimentar e Nutricional – Melhores Relatos da Educação Infantil’, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), devido ao reconhecimento da política alimentar colocado em prática pela Prefeitura Municipal nas unidades de ensino e pelas práticas educativas. O primeiro selo recebido foi pelo tema correspondente a Alimentação Complementar e Prevenção da Obesidade Infantil. A creche é reconhecida no tema que aborda os alimentos regionais brasileiros, com a nota 10.

Leave a Reply

Your email address will not be published.