Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Carlão (SC) debateram sobre a possível extinção, ou incorporação do Ministério do Trabalho a outro ministério, durante a sessão desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Marcos Henriques entende que é uma extinção da pasta e se configura como “a mais perversa das ameaças ao trabalhador”. Já para Carlão, trata-se de incorporação a outro ministério “para dar mais valor ao trabalho”. A medida foi anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira (7).

“O Ministério do Trabalho orienta o trabalhador em seus direitos, condições de trabalho, além de atuar em ramificações que atendem não só o trabalhador, mas também o empresariado. Se a extinção acontecer, pode causar um colapso entre as relações de trabalho no país, com a naturalização do trabalho escravo. Com mais empregos, reduz o custo de trabalho para aumentar os lucros do patronado”, defendeu Marcos Henriques, afirmando que vai combater qualquer medida que atinja os direitos e a classe trabalhadora.

Carlão questionou o papel da pasta durante o governo petista: “De que serviria tanto o Ministério do Trabalho se, quando o PT passou mais de uma década no poder com sua política de esquerda, deixou uma herança maldita de mais de 15 milhões de desempregados? Se a gente pega esse ministério, dá poderes de uma super secretaria e o incorpora a outro ministério, que possa contribuir para que não haja tanto desemprego, fazemos o que o povo e as famílias do Brasil querem. Não adianta engessar a máquina com um ministério, com nosso dinheiro público, e ele não gerar trabalho”, afirmou, ressaltando que o Brasil precisa de mudança.

Apartes

Tibério Limeira (PSB) parabenizou o pronunciamento de Marcos Henriques e afirmou que cada medida do próximo governo que ataque direitos, a oposição tem papel de denunciar como “trincheira de resistência”.

Já a vereadora Raíssa Lacerda (SD), afirmou que todos precisam orar e torcer para que Jair Bolsonaro acerte no governo, para o bem da nação. “Deus dará discernimento e sabedoria para que ele tire nosso país da lama”, afirmou a parlamentar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.