A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) avança com a modernização da iluminação pública da cidade. A Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra) está concluindo a instalação da nova iluminação com tecnologia LED na Orla de João Pessoa, no trecho que compreende as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, bem como toda a parte da areia, onde ficam os refletores (projetores). Estão sendo investidos na obra quase R$ 1 milhão. No início da noite desta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo conferiu o resultado dos trabalhos já concluídos.

“Considerada a mais bonita do Nordeste, a Orla de João Pessoa tem recebido investimentos importantes que a tornam ainda mais atraente e segura para os pessoenses e turistas. Toda a calçadinha é completamente nova e estamos chegando à conclusão da iluminação em LED. Além da economia de recursos com esta tecnologia e de toda a beleza da nova iluminação, ela ainda garante mais segurança para quem utiliza estes espaços para passear e praticar atividades físicas”, afirmou Luciano Cartaxo.

Nas calçadas das avenidas Cabo Branco, Tamandaré e João Maurício, as luminárias com lâmpadas de Vapor Metálico de 400 Watts foram substituídas por luminárias a LED com potência de 265 Watts. Das 495 luminárias previstas para serem substituídas, 403 já foram trocadas.

Na Beira-mar, na parte da areia, foram substituídos refletores com lâmpadas metálicas de mil watts por refletores com lâmpadas LED de 448 Watts e refletores com lâmpadas metálicas de 400 Watts por refletores LED de 257 Watts. Dos 183 refletores previstos para serem substituídos, 108 já foram trocados.

Quem passa na área já sente a diferença da nova iluminação, e agora outras vias da cidade também começam a receber a nova iluminação esta semana. A instalação já foi iniciada nas avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, e ao todo, serão 27 corredores além de nove bairros em um investimento de R$ 13,4 milhões. A prioridade é para os grandes corredores viários, além das regiões com os maiores indicadores de violência. O projeto, executado pela Seinfra, por meio da Divisão de Iluminação Pública (Dilup), prevê a substituição de 12 mil 396 pontos de iluminação, onde as lâmpadas de Vapor Metálico e Vapor de Sódio serão trocadas por luminárias de LED.

O secretário-adjunto de Turismo, Graco Parente, destacou que a nova iluminação torna a Orla da Capital ainda mais bonita e um destino mais competitivo para os turistas. “É um momento importante para o turismo de João Pessoa porque o prefeito Luciano Cartaxo dá mais um gesto a um pleito antigo do trade turístico. Temos um grande potencial na região e agora o turista poderá também ter uma visão diferente à noite. A iluminação gera um impacto muito positivo”, afirmou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.