A cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas e a quarta Capital mais antiga do Brasil é também um local que pensa no futuro dos seus cidadãos. É por isso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investe em políticas públicas para as crianças. Educação básica de qualidade, acesso à saúde, moradia digna, lazer, desenvolvimento urbano e social. É toda uma rede de proteção que garante assistência às famílias e mais qualidade de vida para toda a população.

O cuidado começa na realização do sonho da casa própria. Desde 2013, mais de 7 mil famílias puderam recomeçar a vida em um novo lar a partir dos programas habitacionais executados pela atual gestão municipal. Com cerca de 30 residenciais entregues e outras unidades pulverizadas, o governo municipal já conseguiu mudar a vida de quase 30 mil pessoas.

É o caso da doméstica Andréa Karla da Silva. Mãe de três filhos, David (11), Emanoel (9) e Andrielly (4), ela conquistou o que é o desejo de muitas famílias por todo o país: morar em sua própria casa. Antes, ela pagava aluguel no bairro do Cristo Redentor, mas há dois anos se mudou para um apartamento no Residencial Vista Alegre VIII, no bairro Colinas do Sul. Hoje, os filhos estudam em escolas municipais, são atendidos na Unidade de Saúde da Família da região e o programa predileto da família é passear no Parque da Lagoa.

“Esse apartamento foi a maior bênção que Deus me deu. Eu agradeço demais a Prefeitura por esse nosso cantinho. Eu, meu marido Márcio e meus três filhos somos muito felizes aqui. É bom principalmente para as crianças que podem brincar no prédio e estudam aqui pertinho. Sem falar que tudo que a gente precisa tem aqui perto, tanto as coisas do dia a dia, quanto os serviços da Prefeitura”, disse Andréa.

O filho mais velho, David César da Silva, revelou       quais brincadeiras mais gosta. Ele e o irmão estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Raimundo Nonato Batista, em Gramame. “Além de estudar, gosto muito de brincar. Menino pega menina, toca-toca, futebol e, de vez em quando, os jogos no celular. Já no fim de semana, sempre peço pra ir pro Parque da Lagoa, porque lá é o melhor lugar do mundo. O que mais gosto lá são os escorregos e a parede de escalada”, afirmou.

Já a pequena Andrielly da Silva Santos estuda no anexo Antenor Navarro, também próximo de casa. A unidade conta com salas de aula, diretoria, cozinha, espaço interno e externo para recreação e banheiros. “Eu estou aprendendo a ler e já sei até escrever meu nome. Eu gosto muito de brincar e tenho muitos amigos na minha escola”, revelou.

Educação – A Prefeitura Municipal de João Pessoa, desde 2013, fez uma verdadeira revolução no sistema educacional da cidade. São mais de 110 escolas e creches dentro do novo padrão de qualidade que vem sendo implantado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo. João Pessoa vem construindo uma educação de referência nacional, o que se torna possível graças aos investimentos e projetos que são pensados a partir da valorização do professor e do respeito às necessidades de cada etapa educativa da criança. Com isso, a Educação Infantil é desenvolvida por uma equipe que reconhece que o espaço da creche cumpre um importante papel educativo e entende que o tempo de permanência na escola precisa ser prazeroso e estimulante.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com uma rede especializada no atendimento às crianças. Além das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), o Hospital Municipal Valentina (HMV) é referência no atendimento infantil, recebendo casos clínicos, assim como urgência e emergência pediátrica.

Desenvolvimento Social – A PMJP também conta com uma rede de proteção à infância quando o assunto é Desenvolvimento Social. A Sedes mantém diversos serviços especializados que garantem a proteção social de crianças e adolescentes. Ainda mantém os Conselhos Tutelares e administra o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fundec).

 Desenvolvimento Urbano – Quando o assunto é Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, o destaque, claro, são as praças públicas. São nelas onde as crianças mais se divertem. E a atual gestão está realizando o maior programa de parques e praças já realizado na cidade, que chegou à marca de 53 novos espaços públicos de lazer entregues, entre novos e reformados, e vai ampliar ainda mais os espaços públicos que geram mais qualidade de vida e bem estar para a população.

AnimaCentro – Falando em diversão para a criançada, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) também mantém o projeto AnimaCentro. Circo, dança, teatro, música, exposições e cinema. São diversas atrações gratuitas que incentivam a cultura, as artes cênicas e os artistas regionais. O projeto acontece no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Villa Sanhauá, Galeria Casarão 34 e Novo Parque da Bica.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend