Procon-JP convoca consumidor para abrir reclamação contra Uber e Pop 99 através de email

O consumidor que se sentir prejudicado com a cobrança a mais das tarifas cobradas pelos aplicativos Uber e Pop 99 devem encaminhar sua reclamação para  o email reclameuber@joaopessoa.pb.gov criado pelo Procon-JP especificamente para receber os prints do histórico das corridas efetuadas em dezembro último e em eventos sociais de grande porte neste mês de janeiro. O envio do histórico vai subsidiar a ação civil que solicita o ressarcimento do valor pago a mais.

Como explica o secretário Helton Renê, o envio do histórico das corridas para o email reclameuber@joaopessoa.pb.gov mostrará o valor majorado das tarifas no mês de dezembro quando comparados  com o valor usual para o mesmo percurso. “As reclamações também já incluem outros momentos neste mês de janeiro, a exemplo do evento Fest Verão, cujo aumento na cobrança da corrida chegou a mais de 300% “.

O titular do Procon-JP acrescenta que o consumidor que se sentir lesado devido a esse pagamento a mais deve enviar, o mais breve possível, o histórico das corridas efetuadas para o email reclameuber@joaopessoa.pb.gov.br para poder participar da ação civil e ser ressarcido do pagamento indevido. “Estamos recebendo esses históricos e só será ressarcido quem nos enviar esse material. Por isso criamos um email específico para esse fim, que estamos monitorando o tempo todo”.

R azoabilidade ferida  – Para Helton Renê, a explicação da tarifa dinâmica das empresas Uber e a 99 Pop  fere o princípio da razoabilidade. “A defesa das empresas se baseia na chamada ‘tarifa dinâmica’, quando a procura é maior que a oferta, entretanto, mesmo considerando isso legítimo, existe o limite da razoabilidade. Ninguém pode se aproveitar de uma situação de fragilidade do consumidor para ganhar de forma exacerbada, como foram esses aumentos”.

Serviço

E-mail para envio da reclamação: reclameuber@joaopessoa.pb.gov

Documento: prints do valor da tarifa majorada e da usual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui