Sendo o autor da instalação da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Raniery Paulino participou nesta quinta-feira(21) da Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome De Down, na Casa de Epitácio Pessoa. O dia 21 de março ficou conhecida como o Dia Internacional da Síndrome de Down fazendo parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado por 193 países da ONU, incluindo o Brasil.

Baseado em dados do Projeto Down, organismo brasileiro destinado à divulgação e pesquisas sobre o assunto, a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação, totalizando 9,8 milhões de bebês por ano. No Brasil, estima-se que uma população de cerca de 300 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, com a síndrome.  Os dados são do Projeto Down, organismo brasileiro destinado à divulgação e pesquisas sobre o assunto.

Durante a sessão, o parlamentar destacou a importância das políticas públicas para a diminuição das desigualdades sociais.

“O que falta, muitas vezes, é oportunidade para as pessoas, mas o Poder público tem que criar também um ambiente que busque dar equidade, sobretudo. Por isso que temos que tratar os iguais de formal igual, mas os desiguais na medida das suas desigualdades para a gente poder construir uma sociedade plural, principalmente neste mundo de hoje de tanto retrocesso de sentimento e, às vezes, de falta de compreensão. Precisamos do esforço de todos nós, especialmente desta Casa, que está tendo essa sensibilidade de fazer essas discussões e esses debates”, comentou.

 A Síndrome de Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend