Guarabira sedia, neste domingo (27/05), a 31ª edição da Romaria de Frei Damião, um dos religiosos mais importantes do Nordeste. A concentração acontece a partir das 6h, em frente a Catedral da Luz, no centro da cidade. Os romeiros irão realizar uma caminhada de  5km até o memorial de Frei Damião, onde vai ser celebrada uma missa.

A romaria é um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso da Paraíba e deve reunir aproximadamente 20 mil pessoas. Tendo a maior parte do público de fora da cidade, com romeiros que vem do Rio Grande do Norte, Pernambuco e outras cidades da Paraíba.

Este ano marca o vigésimo primeiro aniversário de morte de Frei Damião, um dos religiosos mais importantes no Nordeste.

Frei Damião era italiano e veio para o Brasil em 1930 e ficou conhecido por realizar peregrinações pelo interior do Nordeste, passando várias vezes pela Paraíba. O frei da ordem dos capuchinhos morreu em 1997, no Recife, Pernambuco, aos 98 anos. O processo de beatificação de Frei Damião foi aberto desde 2003, neste ano de 2018 a Comissão dos Teólogos, na Congregação das Causas dos Santos, aprovou o processo de beatificação de Frei Damião. O próximo passo é aguardar o parecer da Comissão dos Cardeais em Roma, na Itália.

A expectativa é que, até o fim deste ano, o processo esteja nas mãos do papa Francisco, que é quem pode declarar o frade capuchinho venerável, por meio da publicação do Decreto de Vulnerabilidade. Depois disso, ainda será preciso comprovar um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte de frei Damião para que ele seja reconhecido beato e Santo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.