O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para renovar a frota do serviço na Capital. Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, o Samu João Pessoa conta com dez ambulâncias para atender somente os usuários da Capital, sendo três Unidades de Suporte Avançado (USA) e sete Unidades de Suporte Básico (USB). A frota de atendimento conta ainda com sete motolâncias. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

“Dessas cinco novas ambulâncias, pretendemos colocar três como USA e duas como Básicas. A Prefeitura é que vai colocar todo o equipamento necessário nas ambulâncias. Assim, vamos reforçar o suporte a população”, explicou a coordenadora-geral do Samu João Pessoa, Erika Rivenna. Ela disse ainda que com a chegada das ambulâncias mais modernas, outras cinco que compõem a frota serão aposentadas.

A USB conta com enfermeiro e condutor socorrista. Já a USA conta com médico, enfermeiro e condutor. Já a motolância é conduzida por um técnico de enfermagem. Erika Rivenna destacou ainda o perfil de atendimento do Samu, voltado para socorro em caso de urgência e emergência, como vítimas de acidentes, ataques cardíacos, crises convulsivas, trabalho de parto. Ou seja, tudo que coloque em risco de morte o paciente. “Quando alguém liga para o 192, é feita a classificação de risco pelo médico, que avalia a necessidade do envio de motolância, USB ou da USA. Esses protocolos de atendimento e a classificação seguem um padrão internacional”, afirmou.

Equipe – O Samu João Pessoa faz a regulação de 60 municípios e, para isso, conta com cinco Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (Tarm), dois radioperadores e quatro médicos a cada plantão de 12 horas. A composição de toda equipe está de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.