“Amei o meu apartamento novo. Agora eu vou ter conforto na vida, um lugar bonito que dá gosto de ver. Eu me emocionei quando dei o primeiro passo dentro dele. Só posso agradecer a Deus e ao prefeito Luciano Cartaxo por essa felicidade. O momento mais feliz da minha vida”. O depoimento é de uma dona de casa de 61 anos, que conheceu de perto as agonias vividas pelos moradores das Comunidades Renascer e Saturnino de Brito, quando começava a chover.

Dona Maria Nogueira da Silva é uma das moradoras do Residencial Saturnino de Brito, que nesta terça-feira (07) participou da vistoria nos apartamentos, acompanhada pela equipe da Secretaria de Habitação (Semhab) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A Semhab estabeleceu um calendário para a vistoria dos apartamentos, que vai se prolongar até a próxima semana, com o atendimento dos retardatários. Uma média de 64 famílias foram convidadas para as reuniões e as visitas vão ser feitas por quadra para permitir observação mais detalhada do apartamento.

Maria Nogueira disse que vai começar uma vida nova, morando num lugar seguro e confortável, que vai lhe permitir uma qualidade de vida melhor. Ela lembra das dificuldades que passou por causa dos riscos de desabamento da barreira quando chovia. “A minha casa nunca foi atingida diretamente, mas eu via a situação das outras pessoas que às vezes perdiam tudo, um sofrimento que dava vontade de chorar. Agora isso acabou”, afirmou.

Outra nova moradora que ficou feliz com o apartamento foi Luzinete Henriques, de 65 anos. Ela morava na antiga Vila Nassau, na beira do mangue, enfrentando todos os dias a lama e o desconforto. “Minha casinha era boazinha, mas o apartamento é melhor. É bonito e a gente se sente bem num lugar assim. O apartamento é meu e eu vou deixá-lo muito bonito”, disse entusiasmada dona Luzinete.

Reunião de apresentação – Antes de conhecer os apartamentos onde vão viver, os moradores presentes na reunião tiveram uma conversa com a secretária de Habitação Socorro Gadelha e o secretário adjunto André Coelho. Na ocasião, eles receberam informações sobre a estrutura do condomínio e dos blocos de apartamentos e também foi feita uma vistoria nas áreas coletivas de uso comum: como o hall, as escadarias, instalações elétricas e o sistema hidráulico.

Socorro Gadelha disse que essa é mais uma etapa em execução para a entrega definitiva dos apartamentos e a acomodação das famílias. “A vistoria é importante porque eles podem apontar alguma correção, um defeito de construção. Caso seja encontrado um problema é feita a anotação e encaminhado a construtora para o devido reparo. Fizemos essa primeira vistoria e onde foi encontrado algum problema, voltaremos depois do reparo para ver se está tudo em ordem”, disse.

André Coelho explicou que a entrega do residencial obedece um cronograma, que começou com o sorteio dos apartamentos, agora a vistoria e a próxima etapa vai ser a assinatura dos contratos. Na sequência, acontece a entrega das chaves pelo prefeito Luciano Cartaxo e a acomodação das famílias.

“Mesmo depois das famílias chegarem para morar nos apartamentos, ainda vamos continuar acompanhando os moradores, orientando e resolvendo eventuais situações que são comuns na entrega de uma obra desse tamanho. A Semhab vai acompanhá-los durante um ano, inclusive oferecendo a essas famílias oportunidades que elas nunca tiveram, como a profissionalização. O Residencial Saturnino de Brito vai dar uma vida melhor para dezenas de famílias, mas também uma nova cara a uma região da cidade que estava esquecida e acaba em definitivo com uma área de risco onde aconteceram muitas tragédias”, ressaltou o secretário adjunto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend