Superintendente Fábio Andrade vistoria instalações de termelétrica em Campina Grande

O diretor superintendente da Sudema, Fábio Andrade, fez uma visita técnica às instalações da empresa Borborema Energética S.A. (Besa), em Campina Grande,  na ocasião  participou de uma apresentação do projeto GASIS desenvolvido pela empresa campinense em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Maracanaú Geradora de Energia (MGE) e o Laboratório de Inteligência Computacional em Bio Energia(LinCE).

Na ocasião, a equipe técnica da empresa geradora de energia elétrica demonstrou o desenvolvimento do sistema GASIS, o qual consiste na sinalização em uma eventual situação não esperada, que leva a antecipar a tomada de medidas preventivas ou corretivas, assegurando o controle de operação ambiental. Esse sistema faz uso do sensoriamento remoto, sem fio, na construção de sensores e sistemas embarcados para monitoramento de conformidade da emissão de gases em chaminés de usinas termoelétricas.

Na avaliação do superintendente, “sendo uma atividade de geração de energia elétrica por meio de motores que geram emissões de gases para a atmosfera, a Sudema exerce sua função de licenciar e monitorar, e o projeto desenvolvido pela equipe técnica da UFCG apresenta um resultado satisfatório, tendo passado pelo nosso Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e vem atendendo as normas técnicas. Pelo que presenciamos, a operacionalização está garantida”, enfatizou Fábio Andrade.

Também estiveram na visita técnica, Eloízio Henrique e o coordenador de medições ambientais, João Carlos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui