Paraíba

Técnicos da Semam fazem poda e acompanhamento fitossanitário das árvores na Epitácio Pessoa

As árvores que estão na calçada da Epitácio Pessoa estão sendo acompanhadas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), durante o projeto de requalificação da avenida.

Na Avenida Epitácio Pessoa são acompanhadas, pelos técnicos da Semam, 270 árvores, a maioria da espécie Cássia Brasil, algumas com mais de 50 anos, plantadas quando a avenida foi projetada. Dessas, 242 árvores, de grande porte, estão recebendo o poda de raiz e acompanhamento fitossanitário. Os técnicos analisam a condição das plantas, se há presença de cupim ou fungo, condição dos troncos e fazem o tratamento, quando necessário.

A poda de raiz é uma poda preventiva, que ordena o crescimento radicular, prevenindo quebra de calçadas no novo piso da Epitácio Pessoa, facilitando a acessibilidade para todos. O procedimento segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 16246-1), ordenando de acordo com as regras de proporcionalidade.

Também está sendo feita a poda aérea de todas as árvores da Avenida. Os técnicos da Semam acompanham toda a ação, com cuidado para que as árvores cresçam de maneira saudável. O engenheiro agrônomo da Semam, Anderson Fontes, destacou que é preciso alguns cuidados. “A arquitetura de uma árvore, plantada numa avenida, é diferente das árvores que crescem em uma floresta. Considerando esse e outros aspectos, é preciso entender a condição de saúde daquelas árvores, para executar o melhor procedimento, garantindo mais saúde, mais tempo de vida, considerando todos os aspectos do entorno, como fiação da rede elétrica, sistema de saneamento, espaço para os pedestres, cuidados com os veículos que transitam na área, entre outros detalhes”, complementou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar