“Não vamos aceitar que o Irã tenha armamento nuclear”. Foi assim que o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, respondeu o ataque do Irã que destruiu bases militares americanas no Iraque. Ele disse que ninguém saiu ferido do ataque e afirmou que o Irã parece estar recuando. Porém, também garantiu que novos conflitos não serão tolerados. Para reforçar esse recado, Trump ainda anunciou novas sanções econômicas ao Irã, convocou outros países ocidentais a lutarem contra o terrorismo e alertou o Oriente Médio sobre o poder bélico das forças militares americanas: “Nossos mísseis são fortes, poderosos, precisos, letais e rápidos”.

O pronunciamento de Trump sobre o ataque coordenado pelo Irã nessa terça-feira (7), como uma resposta ao atentado dos Estados Unidos que matou o general Qasem Soleimani na semana passada, ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (8). O presidente americano apareceu rodeado de militares para o discurso, que era esperado por todo o mundo há horas, e logo destacou que os Estados Unidos estão dispostos a lutar contra o terrorismo e a construção de armas nucleares no Irã. “O Irã andou procurando obter armas nucleares e ameaçando o mundo civilizado. Não vamos permitir que isso aconteça”, afirmou.

Trump ainda disse que o ataque da semana passada, que matou o general iraniano e instalou um clima de tensão no Oriente Médio, teve o objetivo de “interromper as ações de um terrorista terrível que ameaçava vidas americanas”. Segundo ele, Soleimani estava planejando ataques contra os Estados Unidos. “Sob minha direção, eliminamos o maior terrorista do mundo”, afirmou.

Ele ainda minimizou os efeitos do ataque coordenado pelo Irã na noite dessa terça-feira, como uma resposta à morte de Soleimani. Segundo Trump, nenhum americano, nem nenhum iraquiano morreu no bombardeio à base militar americana no Iraque. “Não sofremos baixas. Todos os nossos soldados estão seguros. Houve apenas prejuízos mínimos em nossas bases militares”, assegurou.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Send this to a friend