João Pessoa tem 432 anos de história e que encanta tanto pessoenses quanto visitantes quando passeiam pelos os pontos turísticos da Capital. Muitas vezes as informações turísticas não são tão acessíveis em termos de língua ou até mesmo acessibilidade. Um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pretende disponibilizar informações turísticas, culturais, ambientais em prédios públicos e históricos de João Pessoa por meio do sistema QR Code, um código de barras que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

A iniciativa do vereador Tibério Limeira (PSB) prevê que as informações disponibilizadas pelo sistema deverão contemplar, além do português, os idiomas espanhol, inglês, francês e alemão, facilitando o entendimento do turista. Ainda serão disponibilizadas informações na linguagem de libras e o conteúdo em áudio, para que sejam acessíveis à pessoas com deficiências auditivas ou visuais.

“As movimentações turísticas da cidade acontecem em todos os períodos do ano e o projeto tem como objetivo abrandar as dificuldades de informação sobre os aspectos turísticos, ambientais, culturais, entre outros, com a afixação de QR Codes, seguindo todos os padrões necessários, assim publicizando e modernizando o Município para com o turista”, justificou o parlamentar.

O projeto ainda prevê que o local de instalação do QR Code seja de fácil visualização, com tamanho e definição que possibilitem a leitura por dispositivos móveis, além de altura que permita acesso de pessoas com mobilidade reduzida. O Projeto de Lei ainda precisa passar pelas comissões permanentes da Casa para ser votado pelos parlamentares em Plenário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.