O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), usou seu perfil nas redes sociais na manhã desta terça-feira (26) para destacar a ação da prefeitura da capital no Centro Histórico, ao inaugurar a Villa Sanhauá. “O Centro histórico de João Pessoa deixou de ser um foto antiga na parede e através da ação do prefeito, Luciano Cartaxo (PV), e da sensibilidade de pessoas como a primeira-dama, Maísa, se transforma em um espaço para as famílias e para o crescimento econômico e cultural da terceira cidade mais antiga do Brasil”, afirmou.
Para Marcos, que no começo de junho esteve visitando a obra na companhia do prefeito e de outros vereadores, “valorizar os traços do passado mostra a importância de olhar para trás e ter orgulho dos feitos desta gente criativa e inovadora, que sempre foi capaz de feitos grandiosos é reescrever as mais belas páginas da História de João Pessoa”.
Lembrando sua iniciativa de transformar João Pessoa em Patrimônio Cultural da Humanidade, Marcos citou as várias ações da PMJP no Centro Histórico: “Quando esta gestão mostra seu olhar atento para com a Praça da Independência, constrói o Novo Parque da Lagoa, recupera o Hotel Globo, a Casa da Pólvora, a Bica, as praças João Pessoa e 1817, o Conventinho, o Pavilhão do Chá e promove esta verdadeira revolução habitacional com os Casarões no Varadouro, quem ganha é a população, que desfruta de mais qualidade de vida nos espaços públicos e passa a ter uma cidade melhor, vendo sua própria história ser resgatada. Ações dessa natureza reforçam nossa proposta para transformar João Pessoa em Patrimônio Cultural da Humanidade”, disse.
O presidente da CMJP ainda chamou a atenção para o fato de que, antes da intervenção nos casarões, foi preciso garantir toda infraestrutura: “Tudo isso também contou com a padronização das calçadas, recapeamento das principais ruas do centro, implantação de uma eficiente iluminação e led de monitoramento de toda área do Centro Histórico, com câmeras de última geração”, e completou: “Nas Trincheiras, criou verdadeiramente uma nova Saturnino de Brito, dando moradia digna para os mais necessitados”.
“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”, arrematou Marcos Vinícius.