A 6ª Caravana do Coração começa no próximo dia 2 de julho, em Monteiro (a 298 km de João Pessoa). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e percorrerá 13 municípios paraibanos, sendo uma cidade por dia. No segundo dia (3), será em Princesa Isabel e segue para Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, até o dia 14 de julho. Uma das novidades deste ano é que, em cada cidade, os atendimentos vão ocorrer em locais diferentes, de forma simultânea.
Em Monteiro, as crianças com microcefalia serão atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Stela Batista da Silva Farias; as gestantes, no Hospital Maternidade Santa Filomena e o atendimento às crianças com cardiopatia será na Escola Municipal Tiradentes. Já os cursos de capacitação para os profissionais de saúde da Atenção Básica, daquela região, serão ministrados no auditório do INSS.
Outro detalhe desta Caravana é que terá mais voluntários do que nas outras versões e mais pessoas serão atendidas. Serão 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia.
Deverão ser realizados cerca de 16 mil atendimentos, já que, cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica. Uma equipe da arte-educação recepciona todas as pessoas que chegam para receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.
A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias e 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.
As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e SAMU, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes de Ensino estadual e municipal.
Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.
Percurso da VI Caravana do Coração/julho de 2018
Dia 02 – Monteiro
Dia 03 – Princesa Isabel
Dia 04 – Itaporanga
Dia 05 – Cajazeiras
Dia 06 – Sousa
Dia 07 – Catolé do Rocha
Dia 08 – Pombal
Dia 09 – Patos
Dia 10 – Picuí
Dia 11 – Esperança
Dia 12 – Guarabira
Dia 13 – Itabaiana
Dia 14 – Mamanguape