Semob segue critérios técnicos para atender pedidos de sinalização da população

Sendo o órgão gestor do trânsito e do transporte municipais, a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) recebe muitos pedidos da população para a implantação de sinalização. As solicitações vão de placas e pinturas no asfalto até lombadas físicas e semáforos, somando 730 requerimentos só em 2018.

Antes de atender aos pedidos, no entanto, é necessária a realização de uma análise prévia que segue rigorosos critérios técnicos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Havendo a real necessidade, a Semob-JP atende aos requerimentos da população. A implantação de toda e qualquer sinalização viária deve ter o objetivo principal da segurança no trânsito”, informou o diretor de Planejamento do órgão, José Augusto Morosine.

Após vistoria em campo no local indicado na solicitação, os pedidos são analisados pelos técnicos da engenharia de tráfego da autarquia, que emitirão parecer deferindo ou negando o requerimento, tudo conforme e de acordo com as normas do CTB. O órgão tem um prazo médio de 30 dias para responder à solicitação, podendo variar a depender das demandas em andamento e da complexidade do pedido.

A implantação de faixas de pedestres e semáforos, por exemplo, atende à demanda de circulação de pedestres e veículos, entre outros critérios. Uma lista completa destes critérios pode ser verificado em resoluções do CTB.

Fale conosco – Os requerimentos podem ser feitos no nosso fale conosco, no endereço eletrônico: servicos.semobjp.pb.gov.br, ou ainda nos guichês de atendimento da Semob-JP, no KM 25, da BR 230, Cristo Redentor, ou na Casa da Cidadania, no Manaíra Shopping.

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