Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o deputado estadual Cabo Gilberto, sugeriu que os gastos das eleições de 2020 somando o valor do fundo eleitoral $2 bilhões, sejam destinado 100% para a saúde pública brasileira nesse momento difícil.
Ainda de acordo com o parlamentar, A ideia é unificar as eleições no país, reduzindo os custos para os cofres públicos e a partir de 2022 os eleitores poderão votar no mesmo dia para os cargos no Executivo (prefeito, governador, presidente da República) e no Legislativo (vereadores, senadores, deputados estaduais e federais). Hoje, são realizadas eleições a cada dois anos, alternando-se eleições municipais com eleições para cargos estaduais e federais.
“Além de diminuir os custos com o processo eleitoral, a unificação das eleições também garantiria maior transparência para o eleitor. Os eleitores teriam acesso a um quadro mais claro da realidade política, com condições de melhor formar juízo a respeito da continuidade ou não da substituição de seus representantes.” disse o Cabo Gilberto.