Com o prazo encerrando vários vereadores de João Pessoa trocaram de partido; A vereadora Sandra Marrocos retornou para os quadros do Partido dos Trabalhadores (PT). Agora o Partido de Lula tem dois vereadores.
O vereador e presidente do Avante em João Pessoa, Humberto Pontes, deixou o comando do partido e decidiu ingressar no PV, partido comandando pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo. O vereador comunicou a decisão, nesta sexta-feira (3), ao presidente estadual do partido, Genival Matias.
Com o fechamento da janela partidária nesta sábado (4), o partido de Cartaxo deve vir fortalecido para a disputa municipal. Além de vereador Lucas de Brito e Humberto Pontes, o partido deve filiar mais dois vereadores e várias lideranças da capital.
No entanto, o Avante saiu muito fortalecido para disputa. Cinco vereadores se filiaram à sigla; fechado com o partido de Genival Matias, os Raíssa Lacerda, Tanilson Soares, Renato Martins, professor Gabriel e Dinho. O vereador Chico do Sindicato permanece no partido. Com isso, o Avante se tornou, até o momento, o maior partido na Câmara Municipal.
Já o vereador Mangueira se desligou do MDB e assinou filiação no PP. O Progressistas passa a contra com quatro vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa. Além de Mangueira, Eliza Virgínia, Damásio Neto e Edson Cruz.
Uma sexta-feira muito movimentada na política de João Pessoa, o secretário do Procon-JP, Helton Renê se filiou ao partido dos Republicanos. Helton declarou ainda que nos tempos atuais as legendas não podem estar contaminadas com discursos extremistas, prezando pela serenidade das ações e nos propósitos da cidadania.
A janela se encerra amanhã as 19hr e muitos vereadores irão aguardar o prazo final para as movimentações. Nos bastidores, ainda esperam a movimentação dos vereadores do PSB Tibério Limeira, Léo Bezerra e Zezinho que devem confirmar sua ida para o Cidadania.
O vereador Carlão da Consolação (DC), fiel aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem sido visto, recorrentemente, em reuniões do Patriotas, partido alinhado com Bolsonaro e liderado pelo deputado estadual, Wallber Virgolino.
Um bom filho volta à casa, o vereador Durval Ferreira deixou o Partido de Aguinaldo Ribeiro (PP) e se filiou no PL (Partido Liberal), partido comandado pelo deputado federal, Wellington Roberto. O descontentamento de Durval com o PP já era Público e o vereador já havia anunciado que deixaria o partido para ingressar no PL. Durval era secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa e retorna à Câmara Municipal para disputar mais um mandato.
Atualização da matéria- sábado (4) às 09:20