Firmar parcerias para fiscalização conjunta e ações em âmbito metropolitano na defesa do consumidor foram temas discutidos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e o Procon de Cabedelo durante visita institucional do coordenador Francinaldo de Oliveira ao secretário Helton Renê nesta quinta-feira, 19, à sede do órgão pessoense.
De acordo com Helton Renê, a união dos órgãos que trabalham a defesa e os direitos do cidadão enquanto consumidor extrapola os limites geográficos. “Os procons de João Pessoa e Cabedelo, inclusive, devem trabalhar com a participação do Ministério Público Estadual através do MPProcon, com o objetivo de ampliar as atividades tanto na parte de fiscalização como no processo educativo, que o Procon-JP já vem desenvolvendo há bastante tempo. Com essa parceria, quem sai ganhando é toda a sociedade através da divulgação das leis consumeristas”.
O titular do Procon-JP adianta que a parceria para a ação metropolitana vai consolidar a união que já existe com a cidade vizinha. “Estamos conversando e ampliando nosso leque de trabalho em conjunto. Já percebemos que, em alguns momentos, o comercio pessoense se confunde com o de Cabedelo, dada a proximidade das lojas instaladas no limite geográfico de cada cidade. Esse congraçamento só vai facilitar a vidas dos órgãos que cuidam dos interesses do cidadão de cada município”.
Mais abrangente – O coordenador do Procon de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira, salientou que a pretensão da parceria é intensificar a cooperação entre os dois procons e garantir que a legislação que protege o consumidor seja aplicada. “Estamos irmanados nessa parceria e acredito que a ação metropolitana dos dois procons será um sucesso, tornando as atividades de cada um desses órgãos muito mais abrangentes”.