O SINE-PB (Sistema Nacional de Emprego – Paraíba), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, através do Governo do Estado da Paraíba, reabriu os seus serviços no dia 20 de abril para o atendimento exclusivo de Seguro Desemprego. Em meio à crise pandêmica, é notório o número de trabalhadores demitidos por conta do COVID-19. No início da reabertura, foram disponibilizados dois canais para agendamento. Um e-mail e dois telefones. Após uma demanda grandiosa, foram reajustadas as ações para este tipo de atendimento. Foi aí então que o SINE-PB ampliou para quatro (4) linhas telefônicas exclusivas para agendamento, excluindo o e-mail por conta da sobrecarga de mensagens. Portanto de segunda a quinta com duas turmas de funcionários se revezando (seg e quart turma 1 e terça e quin turma 2) sendo no horário da manhã 9h a 12h e tarde das 13h às 16h. Limitamos o número de 20 atendimentos agendados por turno. E disponibilizamos máscaras e álcool 70% para todos, mantendo também a nossa equipe de apoio organizando o fluxo de entrada no SINE de forma limitada e sempre aplicando álcool 70% nas mãos dos trabalhadores. A limpeza também por parte dos nossos auxiliares de limpeza é regra básica para seguir o funcionamento do nosso serviço. Importante informar que nós estávamos atendendo os trabalhadores que não conseguiram dar entrada pelo aplicativo “carteira de trabalho digital” ou pelo portal disponibilizado pelo governo federal. E estamos atendendo muitas pessoas que conseguem entrar pelo app, mas que são notificadas sobre alguma divergência cadastral de dados ou para comparecerem no posto do SINE para destravar a habilitação. Nesses casos, não precisamos agendar, pois é possível resolver ou por telefone ou num setor específico do SINE-PB que foi organizado especificamente para este tipo de atendimento que é mais rápido. Por isso sempre estamos orientando, inclusive temos vídeo explicando no nosso Instagram, da necessidade de se tentar em primeiro momento fazer o procedimento pelo aplicativo ou portal do governo federal para este fim.
*Canais Telefônicos disponibilizados para agendamento até a última semana*
3218-6600
3218-6614
3218-6619
3218-6617
Obs: agora estes canais seguem para o destrave de divergências no aplicativo e para dúvidas da população.
*APLICATIVO*
As plataformas digitais tem sido destaque no atendimento do benefício de seguro desemprego. É possível fazer a habilitação por meio do aplicativo “carteira de trabalho digital” e também pelo portal do governo federal GOV.BR
No final do texto irei disponibilizar os indicadores que trazem também o número de requerimentos feitos pelo aplicativo.
*Funcionários com suspeita de COVID-19*
Devido à quantidade de funcionários com suspeita de COVID-19 no posto do Sine-PB de João Pessoa, nós suspendemos o agendamento. Foram 12 baixas que afetaram diretamente o nosso funcionamento. Apesar disso, com muito esforço, estamos mantendo o atendimento de quem já havia conseguindo agendar. Estamos desde a última semana dando prioridade aos que estão agendados até o dia 30 de junho. E seguimos orientando a população que utilize os canais digitais para que seja facilitada a vida deles e a nossa também. Certamente próximo desta data (30/06), iremos avaliar o cenário e estabelecer a continuidade do atendimento com novas estratégias e uma data de retorno.
*DADOS*
ABRIL – Dos 1.701 requerimentos presenciais na PB, 502 foram realizados pelo SINE-PB no mês. Ou seja *30% dos requerimentos presenciais* no mês de abril foram realizados pelo SINE-PB.
Dos 1.340 requerimentos presenciais de seguro (POR
POSTO do SINE-PB) ABRIL e MAIO 2020
João Pessoa – 686
Campina Grande – 256
Itaporanga – 172
Monteiro – 105
Mamanguape – 60
Patos – 56
Santa Rita – 05
Total = 1.340
Atendimentos SINE-PB
*Antes da QUARENTENA*
MARÇO/2020 – 3800 requerimentos
*QUARENTENA*
ABRIL/2020 – 502 requerimentos
MAIO/2020 – 838 requerimentos
TOTAL = 1340
ATENDIMENTOS TOTAIS INCLUINDO QUEM CONSEGUIU O BENEFÍCIO E QUEM NÃO CONSEGUIU ABRIL e MAIO 2020 SINE-PB
2.743
*Economia*
Importante salientar que a decisão de reabrirmos o SINE-PB enquanto governo do estado foi extremamente importante para que pudéssemos não RETER esses recursos que são de direito dos trabalhadores, mas também com a injeção em meio a uma pandemia de milhões de reais. Ou seja, se a média de pagamento de um benefício que pode chegar até a 5 parcelas aqui na Paraíba é de R$1.201,00, multiplicando pelos atendimentos realizados somente pelo SINE-PB nesse retorno 1340, estamos injetando por mês na economia do estado R$1.609.340. Se a gente multiplica isso por 5 fazendo uma avaliação linear, são R$ 8.046.700 circulando no estado.
Ou seja, assim como os profissionais da saúde, os funcionários do SINE-PB são verdadeiros guerreiros nessa linha de frente para atender os trabalhadores. A sensibilidade de compreender as possíveis grandes dificuldades que estes cidadãos passariam, caso o serviço do SINE-PB tivesse suspenso, tem sido algo fundamental para garantirmos o sustento básico dessas pessoas.
*Governo da Paraíba
* Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano*
*SINE-PB*