Faltando seis dias para eleições, o candidato do MDB à Prefeitura de Guarabira, Roberto Paulino, garantiu a valorização da educação na Locomotiva do Brejo. Nesta segunda-feira (9), ele defendeu a reabertura das escolas, implantação da escola em tempo integral, concursos públicos e valorização dos professores em Guarabira.
Em seus discursos por toda Guarabira, Paulino mostra preocupação com o fechamento de escolas por parte da atual gestão ” a atual gestão já fechou diversas escolas aqui em Guarabira, aquelas que foram construídas pela gestão dos paulinos “, e que “milhares de mães em nossa cidade não podem trabalhar porque não encontram escola para os filhos”.
” Educação é a base de tudo! E uma boa base, é o início de um futuro sem a necessidade de correções. Mas a atual gestão não entende isso, em nosso governo a educação de base, as nossas escolas e creches serão reabertas e funcionarão a todo vapor.” frisou Roberto.
Como se sabe não são poucas as denúncias de descaso e abandono da prefeitura de Guarabira com a educação municipal. E isso é reflexo no levantamento mais recente do sistema Inep Data, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado em 2019, a rede pública municipal da Educação guarabirense registra, no campo da distorção idade-série, que de cada 100 (cem) alunos do 9º ano, pelo menos, 30 (trinta) deveriam estar mais adiantados.
A distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. As taxas são calculadas pela equipe da diretoria do Inep.
Ainda de acordo com o mesmo levantamento, a taxa de reprovação do alunado na 7ª série alcança 13,6% e, pelo menos, 3% dos alunos que cursavam os 8º e 9º anos abandonaram os estudos.