O vereador de João Pessoa, Tarcisio Jardim (Patriotas), cumprimentou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena pela decisão de revogar o decreto municipal que impedia a reabertura das escolas particulares em João Pessoa.
De acordo com Tarcisio, a decisão foi acertada e que o retorno deve ser gradual, opcional e de forma responsável.” Sabemos que muitos países colocaram a educação como serviço essencial e prioritário, e nós precisávamos desse retorno de forma responsável seguindo todos os protocolos sanitários, que inclui distanciamento social, uso obrigatório de máscara, disponibilização de estruturas com água e sabão, além do álcool em gel.” frisou
De acordo com alguns pesquisadores, neste momento é preciso considerar as consequências sociais e emocionais provocadas pelo fechamento das escolas, que são o desenvolvimento de transtorno de estresse e a piora do estado de crianças com algum problema psiquiátrico.
Com isso, o parlamentar fez um alerta sobre a questão do retorno das crianças nas escolas na questão emocional e os acompanhamento com equipe multidisciplinar.
” O prefeito acertou nesse retorno pois sabemos que a escola é o local de convivência para todas as crianças, pois ajuda a construir conceitos éticos, morais, de autoconhecimento e atua na formação da personalidade e identidade. Então não podemos deixar isso para amanhã e que seja com equipes multidisciplinares para o desenvolvimento do futuro dessas crianças”, desabafou.
Estão liberados todos os segmentos de ensino na rede particular, desde a educação infantil ao Ensino Médio. As escolas poderão funcionar na modalidade de ensino híbrido ou continuar de forma virtual.