O presidente Jair Bolsonaro abriu uma reunião na manhã desta quarta-feira (31) com ministros e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para a primeira reunião do comitê de combate à pandemia de Covid-19.
A criação do comitê foi anunciada na semana passada após reunião no Palácio da Alvorada com ministros, governadores e chefes de Poderes. O objetivo é mostrar alinhamento e definir conjuntamente medidas de combate à pandemia.
Além de Bolsonaro, Pacheco e Lira, também fazem parte o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Governadores não participam, mas o comitê destacou Pacheco para servir de elo com estados.
O Brasil vive atualmente a fase mais aguda da pandemia. O país bateu um novo recorde negativo com 3.668 mortes por Covid registradas nas últimas 24 horas e totalizou nesta terça-feira (30) 317.936 óbitos.
Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.728, nova pior marca no índice pelo 5º dia consecutivo.
Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +34%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
Além disso, a disparada no número de novos infectados tem levado à sobrecarga do sistema hospital, com risco de falta de medicamentos e insumos.