Um evento sediado em Brasília, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançou oficialmente a pré-candidatura da deputada estadual Manuela D’Ávila (RS) à Presidência da República nas eleições de 2018. A apresentação foi realizada durante o 14º congresso do partido. Em um discurso ovacionado pela plateia, D’Ávila pregou unidade da esquerda e “saída pela política”.
Citando Getúlio Vargas, Leonel Brizola e Pepe Mujica, a candidata descreveu um projeto de governo “para as pessoas que vivem a crise em seus cotidianos”. “Acreditamos que o golpe [impeachment de Dilma Rousseff] encerra um ciclo político. Não queremos fazer da eleição um momento de acirramento da crise econômica e politica, queremos fazer da eleição um momento de construção de soluções e saídas” disse.
Aliado histórico do PT, o PCdoB não lança uma candidatura independente para a Presidência desde 1989, quando Roberto Freire disputou o primeiro turno. Com 36 anos, Manuela é jornalista e cumpriu dois mandatos como deputada federal pelo Rio Grande do Sul.