Tarcísio Jardim comemora eficiência no fluxo para emissão de carteira da pessoa com fibromialgia

 

Sensível às dificuldades enfrentadas pelos portadores da fibromialgia no enfrentamento diário dos sintomas dessa síndrome, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim comemorou a eficiência da atual gestão na organização do fluxo para a emissão de carteira da pessoa com fibromialgia, atendendo à lei municipal que protege os direitos dos cidadãos acometidos por esta síndrome.

“Nosso mandato recebeu diversos pleitos sobre a fibromialgia. Só quem sofre com essa síndrome sabe a importância dessa lei que representa uma conquista muito grande na luta contra os efeitos da fibromialgia. É de conhecimento de todos que são dores muitos fortes em todo o corpo que na maioria das vezes é desencadeada por esforços físicos pequenos como ficar em pé numa fila, por exemplo. Por isso é importante que os estabelecimentos entendam a necessidade de se adequarem à lei em detrimento do bem estar dessas pessoas. Nosso intuito é garantir que a lei seja respeitada e o direito garantido”, pontuou Jardim.

A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

De acordo com a prefeitura, as pessoas com fibromialgia, em João Pessoa, podem ser atendidas no Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor). O serviço é referência em reabilitação e tratamento da dor nas pessoas acometidas por síndromes dolorosas crônicas. São oferecidos atendimentos médicos nas especialidades de medicina da dor, reumatologia, neurologia, psiquiatria e dermatologia.

 

info

Início

Notícias

Secretaria de Saúde divulga fluxo par…

Atenção Especializada

Secretaria de Saúde divulga fluxo para emissão de carteira da pessoa com fibromialgia

30/08/2021 | 16:11 | 1152

 

WhatsAppTwitterFacebookGmailCompartilhar

 

D R T R j 5855 Ivomar Gomes Pereira

A Secretaria de Saúde de João Pessoa organizou um fluxo para a emissão de carteira da pessoa com fibromialgia, atendendo à lei municipal que protege os direitos dos cidadãos acometidos por esta síndrome. Eles poderão utilizar o documento para a identificação em determinados locais nos quais necessitem de atendimento preferencial.

Entenda como emitir sua carteira: 

Para a emissão da carteira, o usuário deve se dirigir à sua unidade de saúde da família de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

 

“Caso o usuário não tenha um laudo médico, será encaminhado pela equipe de saúde da família para uma consulta com um reumatologista na Policlínica Municipal do Cristo ou Jaguaribe”, destacou Anne Helga Almeida, gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

 

A documentação passará por análise da Secretaria de Saúde e, por fim, o usuário receberá a carteira através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui