Na última quinta-feira (18), Maria Cristina (Kiu) disputou a vaga de presidente da OAB/PB, deixando uma marca histórica de primeira mulher que se propôs a tentar ocupar este espaço. Apesar de não ter sido eleita, Maria Cristina teve a menor diferença desde 2009, de pouco mais de 5%, vencendo nos dois principais colégios eleitorais do Estado (João Pessoa e Campina Grande).
Kiu divulgou uma carta de agradecimento à advocacia e deixou mensagem “de fé esperança”, completando que “dias melhores virão”. Definiu a campanha eleitoral como difícil, mas afirmou que “o sucesso não se impõe apenas pelo resultado final das urnas”.
Confira a carta na íntegra:
Colega da advocacia,
No ano em que completamos 90 anos de história da OAB, peço a você que guarde este momento na parede da memória.
Enfrentamos esta luta com o objetivo explícito de qualificar o debate em torno da categoria no sentido de construir relacionamentos de representatividade mais justos.
Se fui até ontem a candidata ao cargo mais alto de uma Seccional representando as ideias de independência, inclusão e representatividade, hoje continuo serva. Da advocacia e do magistério superior. Isso para mim é bênção.
A mensagem que deixo a toda advocacia é fé e esperança. Não nos desesperemos com as dificuldades enfrentadas hoje na advocacia. Dias melhores virão.
O futuro avança e novas histórias acontecem.
Em uma disputa eleitoral difícil como esta campanha foi, o sucesso não se impõe apenas pelo resultado final das urnas. Esta foi uma eleição histórica, e foi uma grande honra completar esta jornada.
Agradeço aos apoiadores que estiveram ao nosso lado nesta caminhada. Estou honrada e agradecida por ter tido a chance de representar vocês nesta eleição.
Seguimos de cabeça erguida, seguimos com determinação, seguimos com coragem. Seguimos com fé.
Maria Cristina Santiago – Kiu