Mais um reforço no combate à violência contra a mulher. O Ronda Maria da Penha conta com mais de 80 novos servidores públicos capacitados para atuarem no programa. Eles fizeram parte de mais uma turma da Capacitação Multidisciplinar promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
Foram dois dias de encontro, encerrado nesta terça-feira (30). A ação faz parte do calendário de programação dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, destacou a importância dessa troca de conhecimento entre os servidores. “Realizamos, pela segunda vez, essa capacitação sobre a Ronda Maria da Penha e ficamos muito felizes com o resultado, pois mais de 80 pessoas participaram e agora poderão atender com mais eficiência e qualificação as mulheres que são vítimas de violência”, disse.
Participaram da capacitação servidores da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa e de Alhandra, além de equipes da Secretaria da Mulher de Bayeux. O grupo foi orientado quanto ao funcionamento do Ronda Maria da Penha, que atua com atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica que integram o programa.
Para o inspetor Moreira, que é Guarda Civil, a capacitação agrega valor a sua trajetória enquanto servidor público municipal e garantidor de direitos. “A violência contra a mulher é um problema que assola a nossa sociedade dia após dia. Os números estão aí, são alarmantes! Nós temos que educar nossa população sobre o que não deve ser feito contra as mulheres. Que a Ronda tenha cada vez mais expansão e que os agentes sejam vistos como garantidores e protetores das mulheres, capacitados a atuar contra a violência de gênero e de todas as minorias. Esse curso nos ensinou ainda mais a termos postura e mais humanidade no atendimento a uma mulher vítima de violência”, ressaltou.
Surama Oliveira, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, reforçou o compromisso dos agentes públicos ao participarem da capacitação. “Teremos mais 65 guardas capacitados, ultrapassando, assim, mais de uma centena de agentes prontos para identificar e agir no combate a toda e qualquer violência doméstica ou de gênero, prontos para acolher as mulheres com medida protetiva com profissionalismo, respeito e ética. Esse é o compromisso: proteger e servir”, afirmou.