Após realizar um questionamento e ouvir seus seguidores a respeito do seu futuro na política, o ex-vereador e ex-secretário de João Pessoa, Helton Renê (Republicanos), anunciou, na última semana, que vai concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022. Renê é tido como um dos principais defensores dos direitos do consumidor no estado e teve a ideia de se lançar para uma cadeira na Assembleia Legislativa aclamadada pelos seus mais de 75 mil seguidores na rede social Instagram.
“Não aguento ver tantos desmandos junto aos consumidores, preços altos, baixa de qualidade dos serviços, impostos e taxas nas alturas levando o poder de compra dos consumidores para abaixo da linha da pobreza. Quem conhece meu trabalho de mais de 20 anos sabe que não sou de ficar calado com o que está ocorrendo em nosso meio, e sabe mais ainda que sei agir. Posso dar um passo a mais e tentar nessa minha nova fase uma cadeira na Assembleia Legislativa a fim de lutar pelos consumidores, já que praticamente estão abandonados”, disse o ex-secretário.
Cristão e defensor da família, Helton Renê fez história nos quase oito anos que passou no comando da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP), elevando as conquistas da pasta, a exemplo dos menores valores de combustível e de cesta básica para a Capital, à época, investindo em fiscalizações, frotas, criando diversos mecanismos de proteção para os consumidores e ainda deixando um fundo 10 vezes maior do que quando entrou.
Além de secretário do Procon-JP, Helton também foi assessor técnico da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda de João Pessoa na gestão de Cícero Lucena, tendo deixado a pasta por motivos particulares relacionados à saúde de sua esposa; vereador da Capital (2012-2020), sendo considerado pelo site Tudo Ok, de Brasília, um dos 10 vereadores mais produtivos do Brasil e ainda foi eleito uma das 50 personalidades mais importantes do estado pela revista Expresso PB. Atualmente o secretário é presidente de honra do Instituto do Consumidor da Paraíba.
“Lutar pelos consumidores é lutar por dignidade. É lutar por um combustível mais barato, uma feira mais em conta, serviços de água e energia mais baratos e conquistar a harmonização dos interesses entre os consumidores e fornecedores. Infelizmente temos um abismo gigante no estado onde ninguém tem coragem de levantar essa bandeira. Lutei muito em João Pessoa e hoje lamento a falta de uma voz em prol de quem mais precisa na cidade, mas como nada é por acaso, creio que o momento chegou e o que me motiva é saber que sei o caminho”, garantiu Helton Renê.