Efraim Filho afirma que a aprovação do piso nacional da enfermagem não é custo: ‘É investimento’

O deputado federal Efraim Filho, esteve presente nessa terça (8) na manifestação em alusão a luta por valorização da enfermagem, que requere a oficialização do piso salarial nacional na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 2564/2020 passou de forma unânime no Senado em novembro do ano passado.

O parlamentar disse que é um apoiador da luta, que desde que a proposta passou pelas Comissões de Constituição e Justiça, a categoria contou com seu apoio: “É compromisso e testemunho, já votei nas comissões e vamos votar no plenário”. O parlamentar disse que alguns podem se aproximar agora dizendo que apoiam a causa, mas que isso é muito fácil: “Desde lá atrás estamos apoiando essa causa”.

Efraim reiterou que a categoria se mostrou essencial para a sociedade durante a pandemia: “A enfermagem esteve na linha de frente, arriscando suas vidas para salvar a vida das nossas famílias”. Efraim rebateu o argumento usado que o piso aprovado aumentaria os custos: “Isso não é custo, é investimento. Investimento na qualidade do serviço prestado”.

Com cartazes, os manifestantes pedem pela aprovação do salário-base de R$ 4.750 para uma carga de 30 horas semanais para os enfermeiros. Além disso, há pedido para remuneração de 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), são mais de 2,6 milhões de trabalhadores ativos no Brasil nos quatro segmentos da enfermagem, sendo 642 mil enfermeiros e enfermeiras, 1,5 milhão de técnicos e técnicas, 440 mil auxiliares e 440 parteiras. A entidade alerta que o profissional pode ter registro em mais de um segmento. Cerca de 80% da categoria é composta por mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui