Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, Dr. Ramonilson Alves defendeu a construção de mais bibliotecas comunitárias na Região das Espinharas. Ainda segundo o ex-juiz, é fundamental que a Gestão Pública suscite espaços de incentivo à leitura, oportunizando à população, o acesso à cultura e à socialização do conhecimento.
Infelizmente, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Brasil ocupa a 60º posição em um ranking sobre a média mundial de leitura entre 70 países. No Sertão, poucas cidades contam com bibliotecas comunitárias, muitas delas existem a partir da intervenção de entidades civis ou organizações não governamentais.
“O Governo do Estado e Prefeituras podem corroborar na ampliação desses ambientes que propiciam informação e cidadania. O combate à desigualdade se faz com inclusão educacional. Nesse sentido, é dever do Estado mobilizar políticas públicas que garantam às associações de moradores, um local adequado para usufruto literário de nossas crianças e jovens. Estou atento a essa causa justa e necessária”, concluiu.