O Procon de Santa Rita tem registrado casos de consumidores que foram vítimas do golpe do falso boleto bancário. O superintendente do Procon-SR, Helton Renê, explica que quando a autarquia recebe esse tipo de reclamação, verifica-se primeiro se houve falha na relação de consumo, não constatando, e se identificado que se trata de um crime, o consumidor lesado deve procurar imediatamente a polícia.
“Antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco, se o número do código de barra corresponde ao da parte de cima da fatura, CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido. A dica vale tanto para os boletos impressos por meio da internet quanto para os que chegam à residência pelos Correios. ”, orienta Helton.
O superintendente do Procon-SR ainda recomenda a população para não passar dados pessoais por telefone ou e-mail. “Cuidado com ligações pedindo atualização bancária e ao acessar sites com nomes diferentes dos bancos”, destacou.
*Outras Dicas:* Nas compras feitas no comércio eletrônico, verifique se o endereço do site inicia com HTTPS e se possui histórico de vendas e entregas do produto. Desconfie de notificações, links ou arquivos de boletos por e-mail. Não clique ou abra qualquer link antes de confirmar com a empresa responsável.
O PROCON de Santa Rita está localizado na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, e atende das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (83) 98654-7512.
*Documentação necessária para o atendimento:* relato do consumidor, número de telefone, endereço do consumidor e do fornecedor, além de cópias do RG, Nota Fiscal e/ou prova da relação de consumo e comprovante de residência.