Desembargadores e juízes que integram o Poder Judiciário paraibano foram agraciados com honrarias entregues pela Polícia Militar da Paraíba. A solenidade aconteceu na tarde dessa segunda-feira (22), no Centro de Convenções de João Pessoa, em comemoração ao Dia do Patrono da PM, “Coronel Elísio Sobreira”.
O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, na ocasião representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, foi homenageado, e o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, foram agraciados com a Medalha “Elísio Sobreira”, mais alta comenda da Polícia Militar paraibana.
O Desembargador Leandro dos Santos (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) e os juízes Rodrigo Marques e Carlos Neves da Franca Neto (titular da Vara de Execução Penal da Comarca da Capital) foram condecorados com a Medalha “Serviços Distintos”, concedida por relevantes serviços prestados à Polícia Militar ou em benefício da comunidade.
O Desembargador Fred Coutinho disse estar emocionado e honrado com a homenagem. “É um momento marcante para qualquer profissional receber uma honraria desta. Divido esta homenagem com a minha família e todos os profissionais que atuaram comigo”, destacou.
O Desembargador Leandro dos Santos ressaltou que a honraria era um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Justiça estadual, há mais de trinta anos, e que estava feliz por recebê-la.
“Sobretudo é uma honra, porque a gente faz uma retrospectiva da carreira, voltada à sociedade. Nós, como servidores públicos, no sentido amplo, atuamos em função do interesse público, da sociedade”, enfatizou, reconhecendo, também, a importância da PM no contexto social, como instituição que garante a segurança.
Para o juiz Rodrigo Marques, receber a medalha é motivo de honra, tendo em vista que a Polícia Militar é uma instituição respeitada nacionalmente. “É uma expressão de um serviço prestado e reconhecido por esta instituição. De modo que nos sentimos úteis à sociedade da qual participamos, enquanto agentes públicos que somos”, comentou o magistrado, enfatizando a medalha dada ao Desembargador Saulo Benevides como a reafirmação da parceria e a boa relação entre os dois órgãos, estreitadas nas últimas gestões do Judiciário estadual.
O juiz Carlos Neves comentou que recebia a medalha com muita responsabilidade: “É uma honraria que envaidece, de alguma forma, a nós que somos agraciados, mas que, por outro lado, traz responsabilidade de servir melhor a população. Me sinto feliz, também, que tenha partido da Polícia Militar, com quem temos uma parceria importante, na Vara de Execução Penal”.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca, explicou que as honrarias são formas de compartilhar a alegria da comemoração do Dia do Patrono da PM com pessoas que tenham ajudado a instituição. “É um momento especial para nós, que estamos dividindo com parceiros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, da sociedade civil, autoridades religiosas, da imprensa e, também, militares”, afirmou.