Parabéns, Efraim Filho! Eleito com 30,82% dos votos, Efraim Filho (União Brasil) assume a partir do primeiro dia de fevereiro o cargo de senador da Paraíba. Como disse o Colunista, Edson Sardinha do Congresso em Foco: ” Ser filho de político abre portas e encurta o caminho para conquistar um mandato. Mas o herdeiro precisa estar preparado para aguentar a pressão, que vem sempre redobrada”.
Efraim terá a missão de lutar ainda mais pelos paraibanos, agora senador, ele herdará o espaço que um dia foi do seu pai, Efraim Morais, no senado. O eleitor paraibano e as diversas lideranças que acreditaram em seu projeto querem ver uma grande projeção do seu nome no cenário político nacional.
Com a experiência na Câmara, Efraim passou a ter ferramentas, equipe de planejamento e conheceu caminhos que colocaram ele para alcançar seu objetivo de ser o Senador de todos os paraibanos nas eleições de 2022. Com um jargão ‘ Foguete não dá Ré’, Efraim superou todas as expectativas e consolidou sua vitória no último dia dois de outubro.
Histórico
Nascido em João Pessoa, Efraim é filho do ex-senador paraibano Efraim Morais e de Ângela Ventura Morais. Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele é especialista em Direito do Consumidor em Granada, na Espanha.
Em 2006, foi eleito deputado federal pelo PFL (atual União) e reeleito quatro anos depois. Em 2008, foi eleito Presidente da ala juvenil do Partido (JDEM). Efraim também disputou o cargo na prefeitura de João Pessoa em 2012. Na ocasião, foi eleito Luciano Cartaxo do PT.
Foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou desvios na Petrobras, em 2014, quando foi reeleito deputado federal, para a 55ª legislatura, pelo DEM, em agosto de 2015 assumiu a presidência da CPI dos Fundos de Pensão.
Foi peça importante nos processos de impeachment de Dilma Rousseff, votação da PEC de Teto dos Gastos Públicos no Governo Michel Temer, Reforma Trabalhista, abertura de investigação do então presidente Michel Temer, que ajudou a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.
Em março de 2022, Efraim filiou-se à União Brasil, buscando ser eleito senador da República.
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.