Passado o período eleitoral, a vereadora Fabíola Rezende (PSB) fez uso da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para comentar sobre ataques xenofóbicos que os nordestinos estão recebendo pela votação expressiva a favor de Lula na região.
“É triste ver que somos tratados dessa forma porque não merecemos. Me deixa mais triste ainda ver que a nossa capital está sendo motivo para vários protestos sem necessidade. Vamos aceitar e seguir adiante. […] O momento agora é de cuidar da cidade, do estado. Acabou a campanha. Vamos aceitar e não criticar as urnas eletrônicas. […] Agora, é apresentar leis e projetos e trabalhar em favor da cidade”, pediu.
Os Crimes de Ódio podem acontecer em todos os lugares e nas mais variadas situações. A xenofobia faz, deste modo, referência ao ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros. A palavra também é frequentemente utilizada em sentido lato como a fobia em relação a grupos étnicos diferentes ou face a pessoas cuja caracterização social, cultural e política se desconhece.