O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, fez na manhã desta quarta-feira (09) uma visita institucional a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, professora Silvana Cunha Costa. O encontro ocorreu na sede da Reitoria do IFPB (Casa Rosada) em João Pessoa. Na ocasião, o superintendente da Funetec apresentou um Relatório com todas as ações da Fundação e a Portaria que regulamenta a sua relação institucional com os coordenadores de projetos de pesquisa da instituição de ensino federal.
“A relação com o IFPB é profícua e crescente, temos mais de 250 milhões de recursos captados junto ao Instituto Federal e outras instituições apoiadas, e mais de 600 projetos executados desde 2014 envolvendo a gestão do ex-reitor Nicácio Lopes até agora”, disse Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Ainda durante a audiência, Anselmo Castilho lembrou os 25 anos da Fundação criada por 48 instituidores, sendo todos eles servidores da então Escola Técnica Federal. “Estamos na fase de comemoração. A Fundação completa seus 25 anos de atuação na Paraíba. Daí a importância de fortalecer a relação institucional com o IFPB e o apoio à pesquisa”, explicou.
Ele também ressaltou que a PRPIPG do IFPB é responsável pelos projetos receptores de recursos provenientes de governos e empresas que investem no Polo de Inovação Embrapii. “Isso faz com que recursos não só governamentais, mas também de empresas, recaiam no IFPB pra desenvolver a pesquisa de um determinado produto, por exemplo, que possa repercutir em melhorias para o consumidor”.
Após a reunião realizada no seu gabinete, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Silvana Cunha Costa, destacou a importância do fortalecimento da parceria entre o IFPB e a Funetec.
“Nós ficamos muito felizes com a visita do doutor Anselmo porque mostra que as relações entre o IFPB e a Funetec estão cada vez mais fortalecidas. Em muitos projetos que nós executamos, a Fundação está presente. Facilita muito a gente ter uma fundação forte e atuante”, disse a Pró-Reitora Silvana Cunha Costa.
Ela também enfatizou o trabalho realizado pela atual gestão da Funetec. “Os procedimentos têm sido melhorados na gestão do doutor Anselmo e a gente vê o trabalho cada vez mais transparente e a ampliação da gestão de mais recursos e mais programas que chegam ao IFPB. Então, esse papel da Fundação tem sido cumprido muito bem junto com a inovação e a pesquisa no IFPB”, finalizou.