João Pessoa terá campanha de conscientização sobre o uso dos assentos preferenciais no transporte coletivo

 

Uma campanha de conscientização sobre o uso de assentos preferenciais nos veículos de transporte coletivo na capital. É o que prevê o projeto número 1257/2022 de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB) que está em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa. O objetivo é que a ação educativa reduza os conflitos e o uso indevido dos espaços destinados a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, gestantes, idosos e obesos.

A proposta, explica Fabíola Rezende, “é estimular o respeito e a conscientização das pessoas sobre o direito de uso dos assentos preferenciais nos transportes coletivos públicos”. Ela acrescenta que, também, a ideia é “incentivar as pessoas a destinarem o uso dos demais assentos do ônibus às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às pessoas com mobilidade reduzida e aos obesos, quando os assentos preferenciais já estiverem ocupados”.

Fabíola Rezende lembra que em João Pessoa, a Lei nº 1.859, de 8 de março de 2017, iniciativa do vereador Marmuthe Cavalcanti, dispõe sobre assentos preferenciais em transporte coletivo. “Iinfelizmente, muitas pessoas não respeitam o direito aos assentos preferenciais. Com isso, buscando estimular que a população exercite a empatia e conscientizar sobre a necessidade de respeitar os assentos preferenciais, se configura necessária uma campanha educativa, para que todos estejam cientes e façam valer estes direitos”, frisou.

A vereadora ressalta que as ações educativas visam, ainda, estimular a cessão aos passageiros preferenciais dos demais assentos nos coletivos, mesmo que isso não seja obrigatório. “A ação pretende alertar para o exercício da cidadania e para a adoção de comportamentos saudáveis de convivência”, comenta.

A campanha de divulgação, segundo o texto do projeto, deve ocorrer nas redes sociais, em terminais de transportes coletivos, nos busdoor, no interior de ônibus e de lotações e nos demais veículos de comunicação da prefeitura de João Pessoa. A ideia, aponta Fabíola Rezende, é que ocorra, ainda, a promoção de ações e eventos de conscientização sobre o uso dos assentos preferenciais nos transportes coletivos públicos pelos seus destinatários.

Atualmente, em João Pessoa, a frota de ônibus é composta por 380 veículos que transportam, diariamente, 4,08 milhões de passageiros (lembrando que uma mesma pessoa pode utilizar os ônibus várias vezes por dia), de acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur JP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui